Quem achava que o ex-governador Paulo Hartung estava definitivamente aposentado da política, pode ter se enganado. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmou a filiação de Hartung ao partido, sinalizando claramente que ele entra na corrida pela sucessão do governador Renato Casagrande, em 2026.
A filiação de Paulo Hartung foi comemorada inclusive pelo presidente estadual do PSD, prefeito eleito de Colatina (vai tomar posse na quarta-feira) Renzo Vasconcelos.
“Para quem sabe ler, um pingo é letra”, chegou a declarar Renzo Vasconcelos, deixando no ar a real possibilidade do retorno de Paulo Hartung à política no Espírito Santo.
De Colatina, o deputado estadual Serginho Meneguelli também teria elogiado o “retorno” de Paulo Hartung, surgindo de imediato a especulação de que ele (Serginho) será o candidato a senador na chapa do PSD, em 2026.
As peças se encaixam: Serginho apoiou Renzo Vasconcelos a prefeito, numa campanha difícil mas vitoriosa, e vai ter em 2026 o prefeito de Colatina na sua campanha a senador. “Paulo Hartung será o candidato a governador e Serginho virá para o Senado”, disse esta semana uma raposa política de olho na movimentação já visando 2026. Sérgio Meneguelli está filiado ao Republicanos, atualmente, mas tudo indica que o caminho dele será mesmo o PSD.
Vitorioso
Paulo Hartung é um vitorioso na história política do Espírito Santo. Começou se elegendo deputado estadual em 1982, se reelegeu em 1986, depois foi prefeito de Vitória, deputado federal, senador e governador do Espírito Santo por três mandatos.
Nunca perdeu uma eleição, em quase 40 anos disputando todos os cargos imagináveis na política capixaba. E agora parece se lançar numa nova empreitada, buscando em 2026 num novo mandato de governador do Espírito Santo.
Após deixar o Governo em 2018, se recusando a disputar uma nova reeleição, Paulo Hartung aparentemente estava se despedindo da política. Agora, aos 67 anos, parece ter mudado de ideia e pode buscar o quarto mandato de governador, que seria um feito inédito na história política capixaba.