Atenção evangélicos de Baixo Guandu: a reforma protestante não será este ano comemorada no dia 31 de outubro, feriado municipal, como é a tradição ,e vai sim ocorrer 33 dias antes, no próximo dia 28 de setembro.
Quem decidiu antecipar a data foi a atual gestão municipal, por coincidência poucos dias antes das eleições municipais, que vão decidir se o atual prefeito Lastênio Cardoso permanece ou não no comando do Poder Executivo local.
Oficialmente a Prefeitura não explicou a motivação da alteração da data, para antes da eleição. No ano passado a “festa do evangélico” também foi comemorada no mês de setembro, mas com o argumento de que o cantor Anderson Freire não teria espaço na agenda para se apresentar em outubro.
Esta semana um vereador ligado ao prefeito foi às redes sociais explicar que a antecipação da festa do evangélico decorre do período de chuvas, que normalmente começa em outubro e poderia atrapalhar as comemorações.
Com chuva ou sem chuva, Martinho Lutero comandou a Reforma Protestante ao colocar na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na data de 31 de outubro de 1517, as 95 teses que pretendiam mudar os rumos da Igreja Católica, na época.
Desencadeou-se, a partir daí, um movimento que ganharia inicialmente a Europa e depois o mundo, surgindo o protestantismo. O dia 31 de outubro é feriado em Baixo Guandu por força de uma lei municipal, porém a comemoração da Reforma Protestante depende , ao que parece, da previsão da meteorologia ou da maré política, podendo ter a data alterada.
pois É ! Uma Data Histórica, conquistada c/ muita Fé E Dedicação não Deveria Ser Bolida Ou mudada De Forma inesperada Assim; Pois Historia É E Sempre Sera Historia; pelo Menos Faltou Lembrar Em Pais Q domina A Democracia Faz Se Uma previa consulta Aos Adeptos Q Encontra Se naquele Contingente Organizatorio ( I GREJA )….