A Climatempo e o Inmet concordam: novembro vai ser um mês com chuvas acima do normal no Espírito Santo, em função do fenômeno La Nina, que está sendo observado no oceano Pacífico Equatorial e facilita a passagem de frentes frias pelo Sul e Sudeste do Brasil.
Em Baixo Guandu, os índices históricos mostram, para novembro, uma média mensal de 166 mm de chuva. Passados 4 dias, praticamente não choveu no município, mas tanto a Climatempo quanto o Inmet estão prevendo uma mudança significativa nesta situação a partir desta semana.
Segundo a Climatempo, a La Nina facilita a formação de corredores de umidade , que trazem ar úmido do Norte para o Sudeste do país. Estes corredores podem se transformar numa ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que propiciam condições para vários dias de chuva sobre o Sudeste, incluindo o Espírito Santo. Em novembro, segundo a Climatempo, existe chance da formação da ZACS em até duas oportunidades no Sudeste do país.
Além das chuvas acima do normal no Espírito Santo, os serviços de meteorologia também estão prevendo temperaturas abaixo da média normal para o mês de novembro.
Publicado em 04/11/2025









