O tempo muito chuvoso no começo de janeiro no Espírito Santo, deu lugar a uma forte onda de calor a partir do dia 15, situação que deve permanecer praticamente sem grandes alterações até o final do mês. A chuva volumosa só deve retornar no começo de fevereiro no Estado, segundo os serviços de meteorologia.
Nos últimos dias praticamente toda a região Sudeste enfrenta o sol escaldante e muito calor, com temperaturas até 5 graus acima do normal para esta época do ano. Em Baixo Guandu e região, os termômetros chegaram a 38 graus durante esta semana, com o céu com pouquíssimas nuvens e todos procurando se livrar das altas temperaturas com ventiladores ou aparelhos de ar condicionado.
Os institutos de meteorologia são unânimes em prever que o calor continua forte no Espírito Santo pelo menos por mais uma semana, com registro de apenas chuvas isoladas em determinados pontos do Estado.
Mudança em fevereiro
O tempo só começa a mudar de verdade a partir de 31 de janeiro, com a chegada de novas frentes frias capazes de romper a onda de calor. Excelente para quem está na praia curtindo férias, mas pouco confortável para quem continua no batente e, muitas vezes, tem que trabalhar sob o sol forte para cumprir sua tarefa diária.
Mudança de verdade no tempo, de acordo com os institutos de meteorologia, acontece no Espírito Santo bem no começo de fevereiro. A chuva retorna com chance da formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz um canal de umidade desde a região amazônica e provoca grandes volumes de chuva na região Sudeste.