Os serviços de meteorologia estão alertando para a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que vai provocar chuvas intensas, especialmente no Leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, a partir deste domingo (05/1), prosseguindo pelo menos até a próxima sexta-feira.
Na região de Baixo Guandu, segundo a Climatempo, neste período de 5 dias pode chover entre 150 a 200mm, que é uma quantidade elevadíssima num curto espaço de tempo, podendo provocar sérios transtornos – alagamentos de áreas urbanas, deslizamento de encostas e danos em estradas.
Esta nova frente fria é agravada com o fato de que, na região , o mês de dezembro foi muito chuvoso e janeiro o tempo permanece instável, também com chuvas. A terra já umedecida pode provocar deslizamentos perigosos com as novas chuvas, razão pela qual os serviços de meteorologia estão alertando sobre as fortes chuvas previstas para a próxima semana.
Ontem a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, chegou a publicar um vídeo alertando a população para a ocorrência das chuvas fortes com a formação de uma nova ZCAS.
O alerta é dirigido especialmente para os estados do Espírito Santo, incluindo a região do Vale do rio Doce, onde os acumulados na próxima semana poderão ser muito elevados.