Quem não se lembra? O Espírito Santo passou por duas fortes ondas de calor em setembro de 2023, com as temperaturas passando dos 40 graus em várias cidades capixabas durante períodos de aproximadamente 5 a 7 dias.
Agora uma nova onda de calor deve atingir o Sul e o Sudeste do Brasil a partir do meio desta semana, com temperaturas muito elevadas especialmente nos Estados do Sul e ainda São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais.
O Espírito Santo não está no olho deste fenômeno desta vez, mas os serviços de meteorologia alertam que aqui as temperaturas vão também subir acima da média. A previsão indica até 36,37 graus em território capixaba a partir de quinta-feira.
Chuvarada
Por volta das 14 horas de hoje uma forte chuva caiu na sede de Baixo Guandu, com aproximadamente 25 mm, suficiente para mostrar muitos pontos de alagamentos na cidade, especialmente nos bairros Residencial Baim e Santa Mônica.
Nestes dois locais os moradores voltaram a reclamar da retirada da pavimentação que provoca muita lama e praticamente impede os moradores de sair de casa.
A Prefeitura tirou a pavimentação do bairro Baim há meses e, sem um planejamento ou prazo de repor o calçamento, deixa os moradores sofrendo com a lama em dias chuvosos e a poeira em dias de chuva:
No Santa Monica até iniciaram o asfaltamento, mas sem um sistema de escoamento eficaz, o mesmo ocorrendo com o piso asfáltico, que já está esfarelando com o sol e a chuva:
A Metsul Meteorologia fez uma análise detalhada desta nova onda de calor. Saiba mais clicando na figura abaixo: