As 13 vagas de vereadores de Baixo Guandu que estarão em disputa este ano, na eleição marcada para o dia 6 de outubro, devem ter pelo menos 120 candidatos, segundo estimativa dos partidos políticos que já se movimentam em torno do pleito.
Uma forte atração para tanto candidato à vaga de vereador está no salário de R$ 7,5 mil mensais, aprovado pela Câmara Municipal em março de 2022 mas que só entra em vigência a partir de 2025. Atualmente e até o final do ano, o salário do vereador em Baixo Guandu é de R$ 4,8 mil.
Candidatos
Cada partido político que entrar na disputa pelas vagas da Câmara pode lançar até 14 candidatos. Como pelo menos 10 partidos estão estruturados na cidade e aptos a formar chapa, acredita-se que as vagas na Câmara poderão ser disputadas por cerca de 120 candidatos, podendo atingir até 140 postulantes ao cargo de vereador ou vereadora.
Atualmente a composição da Câmara guanduense é dominada amplamente pelos homens: são 12 vereadores do sexo masculino contra apenas uma vereadora , Sueli Alves Teodoro, que por sinal foi a parlamentar mais votada na eleição de 2020.
“É um desafio muito grande mudar esta realidade em Baixo Guandu, hoje com apenas uma vereadora entre 13 integrantes da Câmara”, disse ontem uma presidente de partido que luta para mudar este panorama.
“As mulheres representam 53% do eleitorado em Baixo Guandu, mas tem uma representatividade mínima na Câmara Municipal. Só vamos mudar isso conscientizando o eleitorado em geral, especialmente as mulheres, de que o sexo feminino precisa estar mais forte também na politica”, enfatizou ontem esta presidente de um partido , que busca fortalecer a agremiação dentro deste pensamento.
Quem quiser disputar uma vaga na Câmara Municipal de Baixo Guandu precisa se filiar a um partido político até o dia 6 de abril , ou seja, falta 31 dias para tomar esta providência. Depois é lançar a pré-candidatura e ser aprovada pelo partido político para concorrer às 13 vagas no Legislativo municipal.