A visita do prefeito de Baixo Guandu Lastênio Cardoso às obras de asfaltamento no bairro Santa Mônica, realizada na tarde de ontem, acabou em confusão com um morador e chamada da Polícia para intervir. O caso acabou na Delegacia de Polícia de Colatina, onde o prefeito e o morador foram ouvidos e, na madrugada de hoje, liberados.
Tudo teria começado após o meio-dia, quando o prefeito, ao fazer uma visita a uma rua que está recebendo asfaltamento, foi recebido por alguém que jogou ovos no carro dele. O morador Alemão do Portela teria questionado o prefeito sobre a calçada de sua residência, que teria sido danificada pelas obras, surgindo daí uma forte discussão que culminou com agressões verbais e a chamada para a Polícia intervir.
O próprio prefeito Lastênio filmou o Alemão do Portela sendo convidado pelos policiais a entrar numa viatura, narrando no vídeo que “o vagabundo estava sendo preso, um bandido”. Ninguém estranhou a atitude agressiva do prefeito Lastênio Cardoso, que há anos promove abertamente xingamentos aos guanduenses que ousam reclamar de alguma falha administrativa.
Segue o video:
O resultado desta confusão acabou na Delegacia de Polícia de Colatina, pois já era tarde e a Delegacia de Baixo Guandu não funciona à noite.
Em Colatina o morador Alemão do Portela teve que ser atendido no hospital Silvio Avidos, pois teria machucado a perna na confusão com o prefeito, fez radiografia e foi liberado para prestar depoimento.
O delegado de plantão em Colatina liberou o prefeito e o morador do bairro Santa Mônica no começo da madrugada, este último mediante pagamento de fiança. Ninguém ficou preso, mas o processo segue e vai ser analisado posteriormente pela Justiça.
Xingamentos recorrentes
O prefeito de Baixo Guandu Lastênio Cardoso tem adotado atitudes muito agressivas nas redes sociais desde o início deste terceiro mandato, promovendo xingamentos pesados aos guanduenses que ousam contestar a gestão que ele realiza na cidade desde janeiro de 2021.
“O prefeito manda o cidadão mudar de bairro, quem o contesta é chamado de vagabundo, mulheres são chamadas de p…. , os vereadores de “merdas” e até os policiais da cidade são contestados com ofensas nas redes sociais”, contestou um morador na noite de ontem, ao saber do problema ocorrido no bairro Santa Mônica.
“Nunca se viu isso em Baixo Guandu, um prefeito sem educação, sem compostura”, acrescentou o morador.
No caso do bairro Santa Mônica, a gestão atual tirou o calçamento do bairro há 18 meses e abandonou o local, deixando os moradores a conviverem com a lama e a poeira. As obras de asfaltamento foram iniciadas recentemente, sem prazo e garantia que serão finalizadas.
Situação idêntica vive o bairro Residencial Baim. Ali todo o calçamento foi arrancado há quase um ano, e não há indicativo que a Prefeitura vai fazer logo uma nova pavimentação. Os moradores estão revoltados com a poeira no tempo seco e a dificuldade enorme de sair de casa quando chove – tudo fica alagado.
Em todo o municipio, os problemas se avolumam e não existe uma resposta convincente da gestão atual. Desde a falta recorrente de água nas torneiras , estradas sem condições de tráfego no interior e obras paralisadas, a reclamação é geral pelo descaso e falta de planejamento da gestão pública municipal.
O que mais Baixo Guandu viu ultimamente foi a realização de grandes festas. O prefeito Lastênio Cardoso já está anunciando uma grande festa para o início de abril, quando a cidade comemora aniversário de emancipação política. Enquanto isso, não se vislumbra solução para os problemas constantes que afetam os moradores da sede e interior.
Tinha que ter colocado os 2 na viatura, e quanto aos xingamentos é uma grande falta de ética.