Os institutos e serviços de meteorologia estão emitindo alertas de chuvas severas sobre o Espírito Santo e parte de Minas Gerais, a partir de hoje (6/12) até o próximo sábado, com acumulados que podem atingir entre 300 e 400mm, volume suficiente para provocar enchentes e deslizamentos de terra.
Baixo Guandu e região estão na rota deste tempo severo, segundo modelo numérico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que prevê em torno de 300mm de chuva entre hoje até o final de semana nesta região do Estado.
Para se ter uma ideia, na grande enchente de dezembro de 2013, choveu cerca de 700mm em Baixo Guandu no período de 15 dias, provocando 6 mortes em enchentes no interior e um rastro de muita destruição em todo o município.
O alerta de tanta chuva no ES é resultado da formação de um Ciclone Subtropical na costa entre o RJ e o ES, que depois se afasta para o Sul do país. Segundo a previsão, as chuvas serão mais fortes entre hoje e amanhã no Sul do ES, mas entre quarta e quinta-feira o risco é extremo para altos volumes na bacia do rio Doce, incluindo Baixo Guandu e Aimorés. Na sexta-feira a chuva permanece forte em todo o Espírito Santo, amenizando a partir de sábado.
Todo este cenário desenhado pelos serviços de meteorologia aponta para risco significativo de enchentes em córregos e rios e deslizamentos de terra, o que deve ser motivo de alerta para a população em geral.