Se 2023 foi um ano com forte estiagem atingindo o Espírito Santo e também Baixo Guandu, a esperança de uma mudança radical no tempo já se iniciou ontem (30/12) e continua com muita chuva pelo menos até a próxima quinta-feira.
Segundo o Climatempo, a chuva forte de ontem foi só o prenúncio do que vai acontecer neste final de 2023 e início de 2024. De hoje até quinta-feira, a previsão é chover 215 mm em Baixo Guandu e região.
Muita chuva
Depois de um dia de um calor muito forte, com os termômetros chegando aos 40 graus por volta das 13 horas, o tempo fechou na região a partir das 15 horas e a chuva caiu com gosto.
Na sede de Baixo Guandu, choveu 30mm, mas em algumas regiões do interior o temporal foi bem mais forte. No córrego Santa Rita, no distrito de Vila Nova do Bananal, segundo um produtor rural choveu 115mm ontem à tarde até o início da noite.
Outro produtor da região registrou em vídeo, no final da tarde, a satisfação de ver o córrego Bananal transbordando antes do anoitecer, depois de passar meses praticamente sem água.
Veja o vídeo:
Festa sem público
Se a chuva foi bem recebida por toda a comunidade guanduense, a frustração ficou por conta de quem quis curtir as festividades de réveillon na praça São Pedro. Ontem à noite o público preferiu ficar em casa ao invés de prestigiar a famosa banda baiana Olodum. Quase ninguém se arriscou a sair de casa, depois da chuva que caiu à tarde e entrou no anoitecer.
Hoje a festa de réveillon continua na mesma praça São Pedro, mas não há garantia de tempo firme. O Climatempo prevê mais 30mm de chuva, com possibilidade de tempo muito fechado na virada de 2023 para 2024.