O rompimento da barragem de Mariana, ocorrido em 5 de novembro de 2015, completou 7 anos e todos os detalhes da maior tragédia ambiental da história do Brasil estão registrados no livro Caso Samarco, lançado recentemente pela advogada Richardeny Lemke, residente em Baixo Guandu.
Richardeny conseguiu na Justiça Federal, em julho de 2020, uma sentença inédita que implantou o Sistema Simplificado de Indenizações (Novel), que já pagou cerca de R$ 7,2 bilhões a mais de 70 mil famílias atingidas ao longo do rio Doce e região estuarina e continua ativo em 55 localidades de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Livro
Toda a tragédia ambiental está ricamente detalhada no livro, que tem 260 páginas (20 delas com fotos) e relata também a luta incessante pelas indenizações aos atingidos, um processo permanente que não acabou, conforme a própria advogada Richardeny Lemke, que continua atuando em favor dos impactados pela tragédia ambiental.
A advogada Richardeny diz que a implantação do Novel foi extremamente importante, à medida em que se transformou no meio mais eficaz de reparar os danos de dezenas de milhares de atingidos, mas a luta continua.
“Na semana passada mesmo, fizemos um novo pedido à Justiça Federal, pedindo que o Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) seja estendido a todos que aderiram ao Novel”, explicou a advogada, que considera essencial continuar na luta por uma reparação abrangente a todos os atingidos pela tragédia ambiental.
Para a advogada Richardeny Lemke, não basta simplesmente buscar as indenizações, tratando-se também de empreender uma nova luta: a recuperação do rio Doce, permitindo o retorno às atividades de sustento de milhares de pessoas afetadas pelo rompimento da barragem.
No livro Caso Samarco, Richardeny faz um relato contundente de todos os aspectos que envolveram a tragédia ambiental, revelando detalhes pouco conhecidos pelo público.
“Procurei no livro fazer um registro para a história, alertando também sobre a necessidade de desenvolver meios de evitar que novas tragédias na área da mineração aconteçam”, afirma a advogada guanduense.
Para adquirir o livro Caso Samarco clique na figura abaixo:
Gostaria de saber o valor desta edição por favor tem como mandar o valor para eu adquirir o livro poderia ser pôr e-mail