Apesar do aumento de crimes, pontualmente, em algumas áreas de disputas territoriais por organizações do tráfico de drogas, o Espírito Santo fechou o mês de setembro com 10,8% de redução de homicídios. A Região Metropolitana de Vitória é a única abaixo de dois dígitos. De janeiro a setembro, a região reduziu os homicídios em 4,5%. Esse baixo desempenho na redução deve-se muito a disputas de facções em Viana, Guarapari e Vila Velha e também na Serra. Para se ter uma ideia, nesta segunda-feira (29) o Estado teve três homicídios, todos eles na Serra, sendo um duplo em Balneário Carapebus.
Nesta quarta-feira (30), apenas um homicídio em todo o Estado, em Rio Bananal, município do Norte do Estado grande produtor de café e com forte atuação do tráfico.
A Polícia tem feito dezenas de prisões de elementos ligados ao Comando Vermelho, mas a organização tem “peças de reposiçâo”.
De janeiro a setembro, o Espírito Santo registrou 576 homicídios, enquanto no mesmo período em 2024 foram 646.
Esses números, em 273 dias, projetam 770 homicídios até o final de 2025, o menor número da série histórica de 29 anos de acompanhamento estatístico, a uma taxa de 18,77 homicídios por 100 mil habitantes.
A Região Integrada de Segurança Pública Sul tem a maior redução de homicídios, com 29%, superando a Serrana com 27,5%. Veja quadro abaixo:
Fonte: tribunanorteleste.com.br
Publicado em 01/10/2025