O vereador Wladimir Rocha, de Baixo Guandu, aprovou na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira, uma indicação destinada ao diretor do DNIT Fabrício de Oliveira Galvão, solicitando do órgão urgência para o início das obras de reforma e adequação da ponte do Fontenelle, que fica entre as cidades de Baixo Guandu e Colatina, na BR-259.
A ponte está interditada para veículos pesados desde 12 de março, incluindo o transporte via ônibus, situação que está provocando grandes transtornos no perímetro urbano de Baixo Guandu.
Este transtorno, segundo o vereador Wladimir Rocha, decorre do fato de parte do tráfego pesado estar utilizando um desvio, com passagem na região do km 14, com fluxo de caminhões de carga alcançando o perímetro urbano de Baixo Guandu. Conforme o vereador Wladimir, a interdição da ponte do Fontenelle está afetando a mobilidade urbana em Baixo Guandu, trazendo também como consequência a insegurança da população com esta alteração no tráfego.
Urgência
Passados mais de 30 dias da interdição parcial da ponte, não existe ainda qualquer obra de reparação, com apenas a colocação de pessoas para ordenar o sistema pare/siga para veículos de pequeno porte.
Salienta o vereador Wladimir que, além dos transtornos à população, a interdição parcial da ponte também afeta a economia regional.
Diante disso, o vereador solicitou em sua indicação que o DNIT tome as providências necessárias para iniciar com urgência a reforma da ponte do Fontenelle , “garantindo a restauração da mobilidade e segurança entre os municípios”, evitando também o agravamento do estado das estradas do interior que estão sendo utilizadas pelo tráfego pesado.
Publicado em 16/04/2025