A pedido do JornalFolha1, a Samarco emitiu ontem uma nota oficial, garantindo que não procede a informação sobre a paralisação da plataforma do Programa Indenizatório Definitivo (PID). A nota ressalta que os requerimentos estão sendo recebidos e analisados normalmente.
Durante esta semana, os grupos de whatsapp que discutem as indenizações da Repactuação, especularam muito sobre uma possível paralisação da plataforma do PID, por até 60 dias, situação que poderia atrasar o processo de pagamento aos atingidos. A Samarco nega e esclarece, na nota, que a suspensão ocorre apenas em casos específicos, para aqueles que optam por ingressar também na plataforma Agro e Pesca.
Sobre o pagamento das indenizações do PID, a Samarco confirma na nota oficial que eles serão realizados, em sua maioria, no decorrer de 2025, sem precisar a data.
A nota
Segue na íntegra a nota oficial da Samarco:
A Samarco esclarece que não procede a informação sobre paralisação da plataforma do Programa Indenizatório Definitivo (PID). O sistema segue em funcionamento normalmente, recebendo requerimentos e realizando análises conforme os critérios de elegibilidade estabelecidos no Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce.
O que ocorre em alguns casos específicos é a suspensão temporária da tramitação no PID para os requerentes que optam por ingressar também na plataforma Agro e Pesca. Nesses casos, o sistema do PID é automaticamente paralisado por até 60 dias — prazo para que o requerente efetive o ingresso no Agro e Pesca. Caso a pessoa confirme a entrada no Agro e Pesca, o requerimento no PID é automaticamente cancelado. Lembrando que as portas indenizatórias não são cumulativas.
Já nos casos em que houver uma negativa no Agro e Pesca, o requerente terá 90 dias, a partir da ciência da negativa, para iniciar um novo pedido no PID, sem prejuízo de acesso à indenização. Todos os andamentos dos processos são comunicados ao representante legal por meio da plataforma.
A Samarco reforça que essas condições estão previstas no Acordo de Reparação e visam garantir a elegibilidade correta em cada programa e assegurar que não haja prejuízo aos atingidos.
O prazo para ingresso no PID segue aberto até o dia 26 de maio de 2025. A maior parte dos pagamentos de R$ 35 mil por pessoa física ou jurídica elegível está prevista para ocorrer ao longo de 2025, com conclusão até 2026. Todas as informações detalhadas estão disponíveis no site samarco.com/indenizacao .
Publicado em 10/04/2025
Esse pid e uma fauta de respeito com a clace trabalhadora da pesca e agricultura família e. ribeirinhos não considera a clace como trabalhado que merece receber um salário mínimo brasileiro que seria mas ao menos o prejuízo cauzado com o dexatre cauzado pelo rompimento da barragem 114 mês depois se pagacem ao menos um salário pó mês que daria o valor de 173052.00 isso cem a correção no mínimo pela taxa celique ao menos
Só enrolação! Pagamento que bom nada
Pura enganação, se o Pid está certo porque ñ pagar logo as pessoas? Quantas pessoas já morreram de 2015 pra 2025. O povo de Colatina sofre até hoje iludiram o povo pagando uma miséria, fomos enganados pela Renova.
Para de ganhar tempo acerta logo a indenização através do Pid que está certo e fim de papo.
marioteixeiradossantos27@gmail.com
Dês de 2015 quê tô comprando água e ainda só mim deu mil reais. Mais nada
Oi
Ainda bem que já recebi
Ademar Baixo Guandu – Es.Nos primeiros dias de 2015 fiz o cadastro nao recibi nada ate 2022 fui ao advogado e me mandaram um mixaria e ficou pra traz o AF e o retroativo .Eu pescava pra me ajudar meu salario minimo Na epoca eu tinha 72 anos hoje estou com 82 .Uma injustica da Samarco comigo
Eu estou aguardando porque até hoje eu não recebi nada ainda tou precisando muito vocês não falam nada por favor nus ajudar já fez 3 ano estamos indo pra 2025 já peguei nada porque paguei umas papelada disseram que pagar gente eu sou pai família pago pensão pago aluguel gente acorda será meu Deus só pesso eu estou aguardando e agradeço obrigado
Vão enrolar até um monte de gente morrer e aí embolsar a grana.
idosos tem prioridade? deveria terok
Eu acho que o Portal deixa a desejar sem passar como está o ANDAMENTO DO PID.
DEVERIAM NOS ESCLARECERMOS MELHOR.
Uma vergonha nacional, essa Samarco vai enrolar todos os requerentes no banho maria como fez a Renova, agora que o MP deveria tomar medidas pq se as pessoas são aptas a receber que analisem e paguem logo
Pessoal o caso da Inglaterra 2 é 3 julho vai sair a resposta se Deus quiser vamos recebe.
Eu só acho que eles vão ficar enrolando ao máximo pra não pagar, porque e ministério público não vai fazer mais nada a respeito então está nas mãos da Samarco, que me garante que está plataforma realmente não está parada?
O processo pid nao esta aparecendo no portal da samarco deveriam atualizar para que a pessoas ter que buscar informações junto ao advogado ou ter ligar na samarco
Isso é uma vergonha o ministério público deveria intervir meu cpf apareceu para entra na plataforma agro pesca agora alegaram que não posso pois recebi pelo novel vagabundagem pura e minha esposa engressou no Pid depois de 30 dias suspenderam alegando que ela tá na plmatagorma agro palhaçada agora pedem monte documento .
Olhei o meu cadastro no sistema,tá tudo ok sem pendências. Deveriam fazer logo os pagamentos!
Essa enrolação vai ser igual o da renova ..pode esperar
Vamos ver até guardo vamos ficar esperando
Olhei o meu cadastro no sistema,tá tudo ok sem pendências. Deveriam fazer logo os pagamentos,pra agilizar logo essa indenização!
Penso que, assim como a samarco disponibilizou um link para adicionar o CPF do atingido para saber as condições do mesmo no sistema, e aparecendo que o atingido está apto a receber, que pague logo, e faz a fila andar… e os que precisam de algum procedimento que diga logo quais, dando assim um prazo para o atingido ou o procurador providencie, para agilizar e não ter tratamentos…
Muita demora , teriam que agilizar os pagamentos logo