Hoje (10 de abril) é feriado em Baixo Guandu, município situado na região Noroeste do Estado do Espírito Santo, que comemora 89 anos de emancipação política e administrativa. Não haverá programação festiva na cidade hoje, uma vez que as comemorações aconteceram antecipadamente no último final de semana.
Baixo Guandu foi emancipado através de decreto do então interventor federal no Espírito Santo, João Punaro Bley, assinado em 10 de abril de 1935, desligando -se de Colatina. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado na época era Carlos Marciano de Medeiros, que hoje dá nome à avenida principal da cidade.
História
A história de Baixo Guandu remonta ao século XIX, quando se iniciava efetivamente a ocupação do vale do rio Doce, até então ocupado pelos índios Botocudos.
Em 1866 chegaram à região guanduense os pioneiros da colonização: o major José Vieira de Carvalho e seu filho Francisco de Carvalho Milagres. Oriundos de Cantagalo (RJ), vieram para cá no desbravamento muito comum na época, quando a região do rio Doce era apenas um imenso território coberto por florestas exuberantes e tendo os índios como habitantes.
A família Milagres – cujos descendentes permanecem no município – iniciou suas atividades em Baixo Guandu plantando cana de açúcar e cereais exatamente na área urbana da atual sede. Mas expandiram os negócios plantando café e atraindo colonizadores do próprio Estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e imigrantes estrangeiros.
Desde o início da colonização, decorridos há exatos 158 anos, Baixo Guandu fez sua história com garra e luta de centenas de milhares de pessoas que por aqui passaram – e ainda vivem. Uma trajetória de superação que garante ao município um lugar de destaque em solo capixaba.
Dados
Alguns dados interessantes sobre o município de Baixo Guandu:
• População: 30.674 habitantes, segundo dados do IBGE do censo de 2022. É o 21º município mais populoso do Espírito Santo; na região Sudeste ocupa o lugar 383 e no Brasil é o município no lugar 1.111 em número de habitantes.
• Arrecadação: a arrecadação anual de Baixo Guandu é de aproximadamente R$ 170 milhões.
• Sistema de Transportes: Baixo Guandu é servido pelas rodovias ES 446 (estadual) e a BR -259 (federal), além dos trilhos da Vale que ligam Minas Gerais ao Espírito Santo, atuando especialmente no transporte de minério de ferro;
• Emancipação: ocorreu em 10 de abril de 1935, em decreto assinado pelo interventor federal no Espírito Santo, João Punaro Bley, após intensa luta dos guanduenses para conseguir a liberdade administrativa e política;
• Prefeito: o primeiro prefeito da cidade foi o descendente dos pioneiros Odilon Milagres, nomeado pelo interventor federal; Ayrton Lisboa Pacca foi o primeiro prefeito eleito, ainda em 1935, e o vereador Emílio Holz o primeiro presidente da Câmara Municipal;
• Economia e IDH: Baixo Guandu tem sua economia ainda bastante forte nas atividades agropecuárias, porém o comércio e a indústria já superam a produção rural; o município é também grande produtor de rochas ornamentais. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é de 0.702, considerado alto para os padrões brasileiros.
Parabéns pela emancipação política bela cidade de Baixo Guandu .
Tenho parentes que moram lá,visito comfrequencia essa cidade.
E Baixo Guandu além do mais é referência internacional do voo livre ,tendo realizado esse ano a final do campeonato mundial de parapente na rampa do monjolo.
Cidade de pessoas com educação exemplar
Bem administrada
É sempre prazeroso visitar Baixo Guandu
Parabéns Baixo Guandu
Fui funcionário público municipal,na função de Assistente Social na Prefeitura. E digo que gostei muito daí de Baixo Guandu, onde trabalhei na Prefeitura Municipal por 5 anos tenho boas recordações. Ainda trânsito na Br 259, pois trabalho num município do Estado de Minas Gerais e quando sigo para Vitória ES, sempre passo em Baixo Guandu. Parabéns pela emancipação política e pelo forte crescimento.
José Miranda Costa 6yyzezitoc4@gmail.com..nasceu em Baixo Guandu em. 18/04/1947..filho de .Antero Costa e Maria Miranda Costa..ele chegou em Baixo Guandu..1932..oriundo de Colatina onde seu pai tinha terras em itapina.ele foi trabalhar na 1°. Usina hidroelétrica da cidade..Seu pai. Manoel Costa veio de. Minas gerais lá pra mmmmmm1896..o de s.felix de Minas. Onde compraram. Ou. Averbaram 10 alqueiyres de terras o Sr. Pedro Costa. Para o filho ManoelmaCosta.que depois cahu comigo e neta de escravos uma um.josefina. Conceição.que era de. Serra. Perto de Vitória.
Tiver a oportunidade de conhecer de perto a cidade de Baixo Guandu, uma cidade muito acolhedora com os visitantes
Parabens a cidade de Baixo Guandu por seus 89 anos de emancipação política
Parabéns Baixo Guandu! Gostei de relembrar a história da nossa terra.