Para quem gosta de feriado, essa semana está ideal em Baixo Guandu: ontem a cidade parou em função das comemorações da padroeira do Espírito Santo Nossa Senhora da Penha, e amanhã é feriado novamente, quando o município comemora os 89 anos de emancipação política e administrativa.
A semana, portanto, terá um total de apenas 3 dias úteis (hoje, quinta e sexta-feira), situação ideal para quem viajou ou simplesmente está curtindo os feriados juntamente com os familiares. As aulas das crianças também ajudaram na folga: nesta semana as escolas públicas e particulares só funcionam na quinta e sexta-feira.
A sucessão dos feriados em Baixo Guandu decorre da coincidência das comemorações do feriado estadual de Nossa Senhora da Penha, comemorado ontem, e do feriado municipal de 10 de Abril, quando o município faz 89 anos de emancipação política.
Emancipação
Baixo Guandu tornou-se município em 10 de abril de 1935, quando o então interventor federal no Espírito Santo, João Punaro Bley, assinou o decreto separando o território de Baixo Guandu do município de Colatina.
Desde então Baixo Guandu ganhou liberdade administrativa e amanhã comemora seus 89 anos, num feriado com nenhuma comemoração na cidade, já que a festa foi antecipada para o último final de semana.
E a comemoração dos 89 anos aconteceu em grande estilo, com gasto estimado em aproximadamente R$ 4 milhões, por parte da Prefeitura, para trazer atrações nacionais da música e montar uma grande estrutura com rodeio na área do antigo “Eucalipto”, situada entre Baixo Guandu e Aimorés.