O ano 2024 começa com uma grande expectativa dos atingidos do Caso Samarco, uma vez que neste ano ocorre uma decisão da Justiça da Inglaterra no processo indenizatório de R$ 230 bilhões, movido pelo escritório internacional de advocacia Pogust Goodhead, representando 720 mil impactados no Brasil pelo rompimento da barragem de Mariana.
Em 31 de janeiro e 1º de fevereiro já ocorrem, na Corte Inglesa, as primeiras audiências preparatórias para o julgamento do caso, que está previsto para outubro de 2024, com estimativa de divulgação de uma sentença definitiva em novembro. A BHP e a Vale são as empresas rés neste processo, que teve início em 2018 e chegará finalmente a um desfecho.
Acordo em vista
O julgamento na Corte Inglesa tramita no decorrer de 2024, mas cresce ao mesmo tempo, nos bastidores do Caso Samarco, a possibilidade de um acordo entre a Pogust Goodhead e as empresas rés (Vale e BHP), o que anteciparia o pagamento das indenizações e daria fim ao processo naquela instância internacional de justiça.
A própria Pogust Goodhead já admitiu a possibilidade de um acordo e existiriam, para isso, negociações em curso envolvendo o escritório de advocacia, a BHP e a Vale. As especulações dão conta de que o acordo poderia ser finalizado até o mês de julho, encerrando desta forma o processo na Corte Inglesa.
O advogado da Pogust Goodhead, Thomas Goodhead, estimou em R$ 121 mil a indenização pessoal mínima a cada um dos autores da ação na Inglaterra. Este valor, no entanto, é para reparação pessoal: Prefeituras, empresas, associações, comunidades indígenas e quilombolas, além de entidades religiosas, receberiam um valor bem maior.
Segundo o processo que corre na Inglaterra, a totalidade de atingidos (720 mil) que pleiteam a indenização está assim distribuída: 66% pessoas físicas, 23% de municípios, 10% de empresas e 1% de instituições religiosas e autarquias.
Baixo Guandu foi um dos primeiros municípios da bacia do rio Doce e região estuarina que aderiu ao processo na Corte Inglesa. No início de 2019 o então prefeito Neto Barros autorizou a Pogust Goodhead a incluir o município entre os autores, abrindo caminho para empresas, instituições e pessoas físicas também pleitearem a indenização. Cerca de 10 mil habitantes de Baixo Guandu estão inscritos na ação Inglesa e aguardam o desfecho do processo em 2024.
E eu tive que ir embora pra trabalhar na roça
Não pude mais pesca
Absurdo o que vivemos no passado e ainda estamos vivendo sob tensão em governador valadares.no meu caso e da minha família, ficamos sempre sem saber se compramos comida ou água.minha neta nasceu no dia 2 de dezembro desse fatídico ano.tinhamos que nós virar pra pagar por água mineral até pra o banho desse bebê.comprando água mineral até o dia de hoje.deram mil reais pra alguns,como um calas boca.perdi meu trabalho no restaurante.. aí ficou pior.quando vou receber pelo menos a nona parte que gastei só em compra de água pra sobreviver? impossível usar essa água do rio doce.ainda continua o sofrimento.
Até final de outubro/24 iremos receber a nossa dolorosa e amarga indenização!
A fundação Renova ofereceu mil reais para os atingindos de Governador Valadares MG muitos pegaram essas pessoas foram enganadas eles tem direito a indenização da Inglaterra
Bom dia
Mais que justo as famílias atingidas e prejudicadas receber. Tivemos e temos até gasto com água mineral. Então é de direito da gente
Andei comentando sobre eu estar sentindo cólicas e caçoando sangue aqui em Linhares espírito santo, encontrei várias pessoas falando quê estam também doentes todos doentes de ter bebido essa água de Linhares espírito santo. Ninguém pode comer esses peixes desse rio doce. O veneno estar também nos peixes. Fomos prejudicados,precisamos receber.para nós irmos ao médico especialista.nao somos ricos para estar comprando água, e ir a médico. Muitos igual o meu caso. Eu não recebi dessa renova,nem um tostão até agora.quando vamos ter essa indenização por direito nosso? Ex: hoje senti cólicas. Não e justo nós deixar doente. Temos urgência. Doença não cura sem médicos. Por favor! obrigado .errei com a palavra.ao invés de entrar vacoando sangue, entrou palavra caçoando sangue.perdao estou vacoando sangue.samarco,renova nos socorre. Vamos morrer, eu vou morrer?
Andei comentando sobre eu estar sentindo cólicas e caçoando sangue aqui em Linhares espírito santo, encontrei várias pessoas falando quê estam também doentes todos doentes de ter bebido essa água de Linhares espírito santo. Ninguém pode comer esses peixes desse rio doce. O veneno estar também nos peixes. Fomos prejudicados,precisamos receber.para nós irmos ao médico especialista.nao somos ricos para estar comprando água, e ir a médico. Muitos igual o meu caso. Eu não recebi dessa renova,nem um tostão até agora.quando vamos ter essa indenização por direito nosso? Ex: hoje senti cólicas. Não e justo nós deixar doente. Temos urgência. Doença não cura sem médicos. Por favor! obrigado
Eu Ana Maria loureiro , moro em Linhares espírito santo, bebendo essa água de Linhares, comecei a fazer cocô com sangue, evacuar sangue, e sentir cólicas no ânus, e vagina. Sai uns tempos de Linhares, então aliviou as dores e sangue parou de sair. Voltei a Linhares, fiquei uma semana lá, voltaram as cólicas e sangue. Preciso fazer exames urgente. Tudo prova quê essa água de Linhares , me adoeceu. Estou esperando essas indenização,para ir ao médico especialista e me curar se Deus quiser. Espero ser curada amém.
Eu moro rio preto fundão Aracruz meus vizinhos recebeu e eu não recebi nada, estou doente com depressão, pressão alta, problema de coração, diabetes, etc…tudo depois disso.
Eu Alessandra petsolt dos Santos
Não consegui fazer meu cadastro na época que estava fazendo. Moro em enseada das garças praia grande fundão ainda posso fazer.
Gilberto vieira , sou de Valadares MG e meu nome constava na lista do dano d’água, depois foi pra análise em novembro de 2023, o advogado entrou com recurso, agora em março tive a informação que meu processo foi indeferido, nao vou recorrer mais porque o juiz da 4 vara parece parcial ou é incompetente, vou lutar pela causa na Inglaterra na qual eu sou cadastrado há muito tempo. Desde quando houve o rompimento da barragem eu nunca parei de comprar agua , são 8 a 10 galões de 20 lt por mês, pra quem ganha 1.412 Reais tem que sobreviver com o restante, sem contar com os gastos no início da tragédia onde passamos por problemas de saúde causado pela lama e a agua contaminada da qual nós usávamos pra todos os fins com exceção pra beber.
Vamos esperar, mas vamos receber os nossos direitos!
Até hoje lembro com tristeza dá quelas pessoas que se foram,as que perderam tudo, más não perderam a fé
Nos somos reus nos processo e tramitação na lei eu vc deixa de intervir, ao conjugue o danos já condenam a nossa opressão de partícula e impactandos, por legítimo defesa ,
Em Colatina enfrentamos pessoas fazendo protestos queimando pneus , e disseram que quem passa-se nesse bloqueio eles matavam , fiquei apavorada porque meu filho ia descer pra pegar água na minha casa ,porque ele não tinha , tive que ir lá na manifestação e pedir pra deixar ele passar , uma fumaça terrível oleosa agarrou no piso da casa …2 meses pra limpar . Parecia fim do mundo ,povo ignorante nas filas ,dava briga ,tinha gente que deixava pedras pra marcar lugar e só chegava na hora do caminhão….e aí de alguém entrar e pegar na frente deles. Olha fomos humilhados demais . Recebemos nada ,aqueles 800 reais é uma vergonha pelo que passamos . Só quem tava em Colatina que sabe como sofremos . Povo de Aracruz,Linhares ,sofreu nada em vista da gente , eles tem onde tirar água pra beber… Aqui em Colatina Não .
Vc veio a linhares e aracruz pra ver, não fala o que sabe filha, direitos iguais pra todos.
Eu sou de Baixo guandu perdi tudo moro de aluguel compra água etc isto e um pouca vergonha tem tanta gente que nem mora em baixo guandu já recebeu que vergonha
Sou de Aracruz ES, não consegui finalizar meu cadastro.Enfim o tempo passou o Dr Oronicio pegou nossas causas mas nada de conclusão de cadastro.
Fundação renova é uma farsa, enfrentamos varios problemas, todos os planos que tinhamos pra vida se foram, desde 2017 corro atras dos meus direitos, o advogado pegou tanta causa, sumiu meu documentos pelo menos umas 3 vezes, e hoje esse advogado ta curtindo ferias no mexico em cancum, nem deu entrada no meu processo,depois de tantas idas e vinda so em 2021 fui saber que tinha que cadastrar no portal fundação renova, ja era tarde demais! o reflexos desse desastre são irreversiveis, uma cascata de erros, tem gente recebendo 3x esse valor, e ainda continuam recebendo, quem sofreu de verdade não viu 1 centavo ! espero que a vale mais a BHP tenha a sensibilidade , e o juizes ingleses nos escutem e faça a justiça que não há no Brasil, estamos morrendo aos poucos !
Jonas Cardoso de souza fomas afetado severamente mais de 20 dias carregando água para lavar coisinhas e banho e outras necessidades deste então tenho comprado água mineral queremos justiça tem que vir só da Inglaterra mesmo porque . Desta justiça brasileira não esperamos nada !!!!!!
Bom dia,
Se ficarmos de braços cruzados,
Olhando tanta coisa, acontecendo
No nossa região, não vai demorar muito,
Pra ficarmos sem nada
Sou de São Mateus ES
Desde de quando essa água foi poluída , eu ainda continuo comprando água para beber pois é impossível beber dessa água depois que foi poluídas….
Minha vida e de minha família aqui em Colatina ,como minha mãe adoentada não tinha como pega água eu tinha,subi e descer escadaria ,tenho várias provas dos problemas de saúde que a água nos causou ,fora o que acaretamos até hoje e como muitos disse aí vemos uns recebendo que nem passou metade do que passamos ,fila de água pessoas agredindo e se para para falar daria um livro fora o sofrimento em sol quente horas e horas para ganha uma água e até hoje sobrevivendo com salário e comprando água e quando não tem como compra pois assalariado tendo que toma da água ,saúde da minha mãe e os danos que isto nos causou não foi fácil e não tá sendo e muitos aí recebendo duas a 3 x e nois aqui nada eu sou moradora do município de Colatina ,e nada até hoje queremos nossa indenização é nosso direito.
Eu moro em Colatina , ficamos em uma situação difícil na época e até hoje , difícil sair do serviço e ir para filas pegar água mineral ,essa água mineral dava dor de barriga ,eu e meu filho passávamos mal , o povo fazendo protesto queimou pneu em frente onde eu morava , aquela fumaça , pó preto agarrou no piso , eu fiquei nervosa ,sofri carregando água muita coisa e muita pressão ,adquiri uma doença auto imune. Tanto que tenho os comprovantes dos atendimentos no médico .Aqui em Colatina ,ninguém recebeu nada ,só recebeu os tais de pescadores ,tem uns que nem pescadores era ,e Aracruz também ,teve gente que nem foi pescador e nem foi prejudicado e receberam , só estão na churrascada , o povo que realmente sofreu e ainda tá sofrendo de preocupação,muitos obrigados a beber essa água cheia de ferro e alumínio ,tá aqui sem indenização , tenho provas no meu Facebook ,tenho fotos da limpeza que dei na caixa d’água daqui ,olhem a sujeira ,guardei a garrafa com a água do fundo retirada agora ,esses dias …. Olhe no Facebook “cecellemoa” lá vcs vão achar as fotos .. nossa água de Colatina . Peguem as fotos e espalhem .
Quantas pessoas angustiadas com essdituacao ja se foram pra eyernidade sem se quer receber um centavo. Como vai ficar? Os herdeiros recebem?
MOREI EM VALADARES E TIVE QUE VOLTAR PARA O ESP¹. SANTO¹ QUANDO TUDO ACONTECEU. FIQUEI SEM TRABALHO mUITO TEMPO E TEVE GENTE QUE NEM SABE OQUE É ISSO, NAO PASSOU POR ISSO E ATRASA O PROCESSO PELA QUANTIDADE DE APROVEITADORES. QUEM PASSOU POR ISSO SABE 1UE NAO FOI FÁCIL!
Muito complicado,perdemos vários materiais que usávamos na roça,muito prejuízo,mas o pior é a água até hj não ser a mesma, complicado.
Estava na empreiteira na área da barragem tivemos que sair fiquei dois anos sem trabalho remunerado estou no aguardo.
Depois que água foi efetado,,
Até hoje estou comprando água para beber…
Continua comparando água..
deste que barragem da Mariana foi rompido água poluição Mariana Inglesa não recebi meum centavos. De indenização por danos poluição…
fiz cadastro Mariana Inglesa posgut Gootdhed
Até hoje continua comprando água para beber…
Sou morador de Governador Valadares, o que me deixa mais indignado, e não receber um parecer de como está a situação do Rio Doce, principalmente com relação ao consumo de água, pois, a maioria dos cidadãos Valadarenses não têm condições de comprar água mineral, faço parte uma pequena minoria que tem condição de comprar água mineral, mas o restante da população?
Fico indignado, não vejo transparência na gestão municipal com os cidadãos Valadarenses, nunca mais fizeram um levantamento de como está a situação do Rio Doce e nem um mapeamento se quer de como está a saúde do povo após a contaminação do nosso Rio, todos finais de semana sempre levava meu filho para pescar, depois do desastre, nunca mais retornei a beiro do Nosso Rio doce para pescar, ainda por cima, as enchentes de final de ano que vêm e devastam os bairros ribeirinhos de nossa cidade com uma Lama pútrefae cheia de minério, e depois que seca a poeira é insuportável e acaba com saudades de todos.
Eu e minha família perdemos ,muitas coisas ,
por causa da água de são mateus .
se hoje bebemos água ,porque temos que comprar .
A água de são mateus nunca mais foi a mesma
ficou uma água saloba.
Eliete de são domingos do prata zona rural macuco nem hum de nós até hoje não recebemos se quer alguma indenização é esperamos que nós seja contemplado por nós também fomos atingido e nós aguardamos uma resposta
Sou de Galileia,porem morando atualmente em Gov. Valadares mas no processo e Galileia. Sofrendo do mesmo jeito.
Reparação de material de trabalho perdido por longo tempo parado( congeladores e frizzer) não traz nosso turista de volta, para meu um de meus trabalhos no caso do comércio, dependia do turista e pescadores e como ribeirinha pescadora tmb, temos que sobreviver com um AFFE que não cobre as despesas. Esses ítens são só uma vírgula diante da situaçao
Foi muito difícil , eu com uma criança de 7 anos e outra de 1 ano , fazendo tratamento psiquiátrico a lama invadiu minha casa tive que sair ficar na casa dos outros , sem água , o esgoto da casa ficou todo entupido , não tive dinheiro pra continuar a comprar água mineral e está água está sem qualidade até hoje, não recebi nada , e quem nem é pescador ou sofreu com o fato já ganhou , deveria investigar de fato quem deve e quem não deve ter direito. Uma lástima .
Sou de Governador Valadares e até hj eu e minha família não recebemos nada estamos esperando com fé porque gastei muito e gasto até hj porque não tenho coragem de tomar está água eu compro água, porque nosso rio morreu. mas está ação está demorando muito.
Todos nós que moramos em governador Valadares estamos sendo obrigados a comprar água mineral e ás vezes não tenho dinheiro pra comprar água mineral mais estou comprando em um mercadinho de um conhecido meu e tenho que me virar para pagar no mínimo quatro galões de água toda semana porque a água que chega nas casas além do forte odor de pôdre tem a cor e á presença do minério e mesmo assim tive minha solicitação indeferida no Portal da Fundação Renova e nem danos pela pesca eu pude receber até hoje.
Eu siu Hudson. Aqui o distrito é distante 55km da cidade de Bom Jesus do Galho. O Rio Corta nosso distrito e fica distante 55km da cidade. Lamentavel a prefeitura levar esse dinheiro sendo que foi nós somos os que sofremos com a lama, sem ter sequer ajuda do municipio
Nosso Rio Doce nunca mais será o mesmo!Essa indenização vai ajudar um pouco do que as empresas nos deixou pro resto da vida.
Pelo menos retratar das humilhação q nos trabalhadores na época passamos pra conseguir um galão de água pois o mesmo chegou a custar 20 reais eu considero ultrajante .
Sou de Governador Valadares tb estou aguardando.
O problema é que aí muitas mentiras , então quem foi mesmo impactado a maioria não recebeu agora esta o justos pagando pelos pecadores , outra muitas pessoas que já receberam estão na espera de mas , porque não paga quem não recebeu , difícil em.
Verdade muitos receberam e fizeram cadastro dinovo e tá esperando receber novamente isto não e certo isto tem que ser analisado muitos q foram realmente atingidos ainda não recebeu nada e pessoas q não sofreu dano algum já recebeu e quer mais
Quem já recebeu da renova , não irá receber da bhp
Eu lenir eleoterio tiver muitos prejuízos com meu comércio informal mas da onde eu sustentava minhas filha e meu neto que morava comigo e ainda mora eu tenho que compra quato bujao de água por semana não estou aguentando mais se as respostas da fundação renova eles até hoge não fizeram manda para nós ajuda
Concordo com você, pagar a quem não recebeu, enquanto várias pessoas já receberam mais de uma vez ! Isso não é justo!!!!!!
Eu morava em Galileia quando aconteceu a tragédia e até hoje eu não recebi
Estou aguardando, o daqui até hoje não saiu pra mim.
Boa tarde eu Heloiza da Silva Lopes que trabalhava com artesanatos de muitas coisas maravilhosa que existia neste lindo Rio Doce que hoje está morto até para os peixes e imagina a arria preta que eu usava para enfeitar o presépio da igreja de Santo Antônio era a coisa mais lindas nada porque brilhava muito para mim era sinal que tinha migalhas de ouro por isto a areia brilhava infeliz mente hoje só vemos lamas e com cheiro de enxofre barrenta que ninguém sabe se e areia ou lama e nossos peixes morrendo fico muito triste porque já mais teremos um rio limpo e ainda estou a espera deste abençoado dinheiro.chegar em minhas mãos já estou com setenta anos quando irá chegar este dinheiro ????
Espero que Serra esteja entre estas cidades .
Eu sou de governador Valadares é estou aguardando até hoje por justiça.
Jean, acho que toda a população deveria ser indenizada… Mais justiça sempre vai puxar para o lado mais forte.
Até hj eu e minha familia não recebemos nada ..de indenização
Espero que esse ano seja resolvido para podermos seguir em frente pois o prejuízo do Rio doce e eterno.
Tomara que dê certo porque a ação movida aqui no Brasil não deu em nada até hoje. estou confiante na corte inglesa.
Pior é que já estão dizendo que tem uns políticos do pt que fizeram que estão ajudando em diálogo mentira pura estão falando em acordo porque as eleições vem aí estão doido pra pegar essa grana e aí vamos ficar a ver navios é triste, se fizer acordo com a nossa justiça ou governo daqui já era estamos lascados
Não sei porque as empresas no caso o dono receberão mais que as pessoas físicas , sendo que cada funcionário da mesma entrará com processo, tbm as entidades que em alguns impostos são isentos.Tem que ser iguais , pois as consequências são as mesmas.
Eu quero o meu
Infelizmente nada vai trazer o nosso Rio Doce de volta.
Hoje não passa de um lago cheio de metais pesados.
Por isso acho que não fazem mais que OBRIGAÇÃO resolver logo essa indenização a qual temos direito.
Trabalhei com purificadores água quando a barragem contaminou o rio doce perdi todos os clientes ,o prejuízo foi grande,tive que mudar de trabalho e reendivicar os prejuízos que os clientes tiveram, esperamos que agora vamos ter fé em DEUS e esperar o final do processo.
Bom dia!eu sou de São Mateus Espírito santo,sou ribeirinha, minha pesca me ajudava na minha renda familiar,pra comer e as vezes eu até vendia,depois disso minha vida é das minhas filhas mudaram,temos que nos virar p comprar água de 13,50 o galão, e ter que substituir o peixe por outra mistura,doença de pele parece uma pele de lagatischa..sem dinheiro pra tratamento,água cheia de mineiro.. muitas pessoas que não sofreu nada receberam e está na lista de novo querendo receber.fico indignada como o site era humano é egoísta,eles teriam. QUE REVER ISSO PIRQUE NAO e justo..vamos colocar DEUS na frente pois tudo ele pode,eu sinceramente só acredito vendo esse dinheiro na conta.vomos orar gente e esperar não nos resta outra alternativa.
Trabalhim
Boa tarde mi chamo zedequias sou morador de Mariana MG e não recebi nada até hoje tenho fé que este ano vai ser positivo.
Moro em LINHARES
Até hoje não recebi nenhuma indenização
Estou confiante este ano
Fé em Deus
Oi boa tarde , sou de , São Mateus no Espírito santo.
Essas indenizações , serão muito importantes para todos os moradores da região , pois ameniza muito bem os impactos financeiros e ambientais.
Também sou de gov.valadares nem eu e nem minha recebemos meu nome é Maiza
ESTOU A ESPERA , PORTANTO O QUE EU VJO E ACOMPANHO SÃO MUITOS BLÁ BLÁ BLÁ, E POUCAS ATITUDES, MAIS TBM VJO QUE SÃO POUCAS PESSOAS COM PODERES QUE TÃO FAZENDO ALGO PRA NOS AJUDAR, PELO MENOS SE A MAIORIA DOS ” PODEROSOS” TIVESSEM AO NOSSO FAVOR, ISSO JÁ ESTARIA SIDO RESOLVIDO.
(ISSO É O NOSSO BRASIL)😡😡🤬🤬🤬
ESTOU A ESPERA , PORTANTO O QUE EU VJO E ACOMPANHO SÃO MUITOS BLÁ BLÁ BLÁ, E POUCAS ATITUDES, MAIS TBM VJO QUE SÃO POUCAS PESSOAS COM PODERES QUE TÃO FAZENDO ALGO PRA NOS AJUDAR, PELO MENOS SE A MAIORIA DOS ” PODEROSOS” TIVESSEM AO NOSSO FAVOR, ISSO JÁ ESTARIA SIDO RESOLVIDO.
(ISSO É O NOSSO BRASIL)
Sou de governador Valadares cidade atingida também mas até hoje eu e nem minha família recebemos nada
Eu e minha família moramos em colatina onde o abastecimento é totalmente dependente do rio doce,onde já se sabe por laudos que frutas,legumes,grãos (como milho) etc estão contaminados com metais pesados como o cromo VI e 121 mil não paga nada do fizeram conosco. Será uma vergonha se este for mesmo o valor da indenização!
Tenho medo da nossa cidade virar uma cidade fantasma, sem investimentos sem lojas, empresas, apenas com moradores assustados a mercê dessa situação. Infelizmente não tem dinheiro que pague esse erro.
Nunca recebi nenhuma indenização espero a receber esse ano com a fé em Deus vou receber, já entreguei tudo nas mãos dele ele sabe de todas as coisas 🙏😔
Região norte do Espírito Santo foi muito afetada, de Linhares a Guriri – São Mateus, até o momento poucos foram atendidos em valores recebidos.
Eu María Eliane Quiuqui Porto,fiz a pedido ,no mês 4 2023 e não tive resposta
Nós colatinenses continuemos aqui sem respostas, muitos com medo de tomar esse água do Rio Doce, que inclusive é o único abastecimento daqui da cidade. Queremos uma resposta, algo que irá resolver o problema da cidade em si, porque até então a cidade vai ficar com medo de consumir uma água que muitos sabem que não vai ser mais a mesma de antes.
Sou de Mariana, e não recebi nenhuma comunicação do meu cadastro.
Até agora não tive nenhuma ajuda de ninguém das empresas e nem resposta 120 mil e boa quantia e mas não paga o que perdemos
Eu José Pereira ainda não recebi nada aqui são Mateus espírito santo
Nos de aracruz es estamos esperar estamos todos Nesta cituacao
Eu e minha familia tabem nuca resebemos nada aqui em fazenda três marias lagoa nova Linhares
Vdd
Eu Regina Aparecida Lopes Cardoso não consegui fazer meu cadastro morro em Conceição da Barra