São 19 quilômetros de extensão e vai fazer toda a diferença para quem viaja a Vitória, partindo das regiões Norte, Noroeste e Sudeste do Estado e sempre enfrenta o tráfego insuportável na região do município da Serra, constantemente engarrafado pelo fluxo intenso de caminhões pela BR 101.
Estamos falando do Contorno do Mestre Álvaro, que liga a BR 101 , na Serra, até a rodovia do Contorno, em Cariacica, tirando cerca de 15 mil veículos diários de circulação na região da Serra, onde o tráfego intenso gerava diariamente engarrafamentos gigantescos.
As obras serão inauguradas hoje pelo presidente Lula, a partir das 15h30m, que fará sua primeira visita ao Espírito Santo no atual mandato. O presidente fica apenas duas horas no Estado, mas entrega uma obra fundamental para a fluidez do trânsito na BR 101.
O Contorno do Mestre Álvaro possui pista dupla extremamente moderna e vai desviar todo o trânsito de caminhões e veículos de passeio naquele trecho, tirando o tráfego caótico da região do município da Serra.
Quem viaja de Baixo Guandu a Vitória, por exemplo, a depender do horário, vai economizar entre 30 minutos a uma hora do percurso da viagem, tendo em vista que não terá que enfrentar os engarrafamentos que infernizavam a todos na região do município da Serra, já nas proximidades da chegada a capital Vitória.
Nota da redação: a inauguração do contorno do Mestre Álvaro foi antecipada das 15h30m para as 14 horas, em função de compromissos do presidente Lula. O tráfego de veículos no local será inteiramente liberado apenas no dia 23 de dezembro, segundo informou ontem o DNIT.