O jornalista guanduense Eleutério Schneider, editor responsável pelo JornalFolha1, é um dos autores da biografia do deputado estadual Sérgio Meneguelli, livro que será lançado hoje (27/11) a partir das 17 horas em frente à sede da Assembleia Legislativa, em Vitória.
Com 320 páginas e centenas de fotos que ilustram a vitoriosa carreira política de Sérgio Meneguelli, o livro foi escrito por Schneider e o também jornalista José Paulo da Costa. Os autores são amigos de Serginho há décadas e passaram os últimos meses dedicando-se a relatar em pormenores toda a trajetória de vida e política de Meneguelli, ex-prefeito de Colatina que se elegeu deputado estadual pelo ES em 2022 com 138 mil votos, proporcionalmente o mais votado do país.
“No livro procuramos colocar ao leitor o Serginho que o público raramente vê”, afirma o jornalista Eleutério Schneider, que conviveu dezenas de horas nos últimos meses com o deputado estadual. “Contamos no livro histórias incríveis na movimentada vida pessoal e política de Serginho, a maioria inéditas e desconhecidas do grande público”, explica Schneider.
Serginho Meneguelli se transformou num fenômeno de popularidade no Brasil, somando hoje 4 milhões de seguidores nas redes sociais, que utiliza diariamente para mostrar que “A política pode ser diferente” (exatamente o título do livro), defendendo o fim de qualquer tipo de mordomia e o uso correto dos recursos públicos.
História
Nascido em Vila Valério, na época, um distrito de Colatina (ES), no Noroeste do Espírito Santo, Serginho Meneguelli subiu num palanque eleitoral aos 14 anos, estreando no mundo político numa brincadeira que acabaria se transformando na maior razão de sua vida.
Serginho se elegeu vereador em Colatina aos 26 anos, se reelegeu em mais 3 oportunidades à Câmara local e, em 2016, acabaria escolhido prefeito, numa surpresa para quem não acreditava num candidato que, sem recursos financeiros, utilizou uma surrada bicicleta para conquistar a maioria dos votos de uma das principais cidades capixabas.
Se como vereador nunca deixou de ser polêmico, Sérgio Meneguelli exerceu o cargo de prefeito de Colatina de forma única, mostrando um jeito de administrar que encantaria não só sua cidade, mas arregimentaria milhões de seguidores nas redes sociais mundo afora.
Este jeito novo de fazer política levou Serginho Meneguelli a palestrar na Universidade de Harvard, além de instituições de outros países, rodando também em dezenas de cidades brasileiras pregando sua visão diferenciada de gerenciar uma cidade.
Em 2022, Sérgio Meneguelli, após ver sua candidatura a senador impedida por manobra dos “caciques” da política, acabou eleito deputado estadual pelo Espírito Santo com mais de 138 mil votos, proporcionalmente o mais votado do país.
Na Assembleia Legislativa, em poucos meses de atuação já mostrou também que a política pode ser diferente, recusando qualquer tipo de mordomia e deixando claro que não será, em hipótese alguma, candidato à reeleição.
O horizonte político de Sérgio Meneguelli apresenta-se infinito. Pode até pleitear um cargo surpreendente, considerando que sua trajetória política sempre foi movida por desafios.
Os autores
Os jornalistas José Paulo da Costa e Eleutério Schneider se empenharam, durante meses, na missão de escrever a trajetória de vida de Sérgio Meneguelli, o irriquieto menino que, nascido na roça no interior de Colatina (ES), filho de lavradores, se transformou num fenômeno de popularidade ao mostrar um jeito diferente de fazer política.
Conhecidos de Serginho de longa data, os autores mostram o lado pouco conhecido do ex-vereador, ex-prefeito e atual deputado estadual pelo Espírito Santo, numa narrativa que envolve uma história de superação, inovação e esperança.
Uma viagem, enfim, pela possibilidade de o país vivenciar uma maneira diferente de fazer política, com simplicidade e respeitando o uso correto dos recursos públicos.