Depois de passar por diversas cidades brasileiras e países como Espanha, Portugal, Luxemburgo e França, o espetáculo In-Concertina será apresentado pela primeira vez no Espírito Santo. Estrelado pelo Palhaço Ritalino, de Londrina (PR), a obra será encenada gratuitamente em três sessões: no Cecarti, em Baixo Guandu, no dia 17 de outubro, às 19h, e em Vitória em duas apresentações no dia 19 de outubro, às 9h e 14h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral.
No espetáculo, o palhaço Ritalino, munido de sua concertina musical, realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, Ritalino iniciará uma saga para vencer os obstáculos que surgem. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e ao onírico.
“Esperamos ter um belo encontro com o público por meio do riso do palhaço e sua maneira torta de ver o mundo”, diz Tiago Marques, o Palhaço Ritalino. “O público pode esperar um artista e um palhaço dedicados à singeleza do encontro, do brincar e do afetar e ser afetado. Pode esperar graciosidade, poesia, música e riso”. Após as apresentações serão realizados bate-papos do artista com o público, para amplificar essa desejada interação.
O artista já havia participado do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) de forma remota durante a pandemia de Covid-19 e diz estar ansioso para conhecer o estado e se apresentar pela primeira vez presencialmente no Espírito Santo. Suas duas apresentações em Vitória compões novamente a programação do Fenatevi, que em 2023 chega a sua 19ª edição.
O processo de criação deste espetáculo teve início durante uma orientação informal da respeitada palhaça suíça Gardi Hutter em Florianópolis, em 2014. No ano seguinte, Tiago Marques aprofundou sua pesquisa a partir de sua relação com uma concertina musical sob o viés cômico. A montagem de In Concertina estreou em 2016 e desde então vem percorrendo diversos territórios dentro e fora do país, com direção de Ricardo Puccetti.
In Concertina – In Cartaz é o nome do projeto de circulação do espetáculo por municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura.
Todas as apresentações contam com medidas de acessibilidade de estrutura, como rampas, facilitando o acesso de idosos, crianças, gestantes e deficientes locomotivos. Antes das apresentações, há visita tátil ao palco, destinada para deficientes visuais, e durante
as sessões há presença de intérprete de Libras.
Sobre o artista
Tiago Marques é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e mestrando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Sua formação traz alguns anos de pesquisa aliados à formação acadêmica, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Assim, alguns números foram nascendo e se moldando à medida que tinham seu encontro com o público.
Ficha Técnica
Atuação e criação: Tiago Marques / Palhaço Ritalino
Direção: Ricardo Puccetti
Produção: Carol Vaccari
Figurino e Adereços: Tiago Marques e Vanessa Yamamoto
Técnica de som e luz: Carol Vaccari
Design: G64 Design Studio
Assessoria de Imprensa: Chaski Comunicação e Cultura
Assessoria Contábil: Virgínia Guerreiro
AGENDA
Espetáculo In Concertina, com Palhaço Ritalino
Em Baixo Guandu:
Terça-feira, 17 de outubro, 19h
No Centro Cultural de Artes Integradas (Cecarti) Avenida Carlos Medeiros, 865 – Centro
Em Vitória:
Quinta-feira, 19 de outubro, às 9h e 14h
No Palácio da Cultura Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro