A região de Baixo Guandu e Aimorés foi surpreendida com duas noites de muita chuva durante o final de semana, na sexta-feira e no sábado, com precipitações que acumularam pouco mais de 100 milímetros, uma quantidade inesperada para o mês de abril.
Segundo o instituto Climatempo, a média anual para Baixo Guandu e Aimorés é de 51mm de chuva no mês de abril, mas em apenas 30 horas choveu o dobro do esperado para todo o mês.
“Tivemos fevereiro e março com pouquíssima chuva na região e esta chuvarada em abril, em apenas dois dias, trouxe um alento importante para quem lida com o campo”, disse ontem um produtor rural de Baixo Guandu, explicando que os pastos já estavam ficando sem capim para o gado.
“Esta chuvarada vai recuperar um pouco a pastagem, que estava muito prejudicada com a estiagem. Esperamos que a chuva ainda continue em abril”, explicou o produtor rural.
Transtornos
Mas a chuva trouxe também transtornos no perímetro urbano de Baixo Guandu e Aimorés, com registro de muitos alagamentos em ruas no centro e bairros.
Em Aimorés as proximidades no Ginásio de Esportes ficaram completamente alagadas com a chuva de sexta-feira a partir das 10 horas. A cidade registrou apenas na sexta-feira 100mm de chuva em apenas 3 horas, segundo o Climatempo.
Em Baixo Guandu os moradores do bairro Santa Mônica é que ficaram mais revoltados. A Prefeitura retirou o calçamento de várias ruas do bairro, há mais de 3 meses, com o pretexto de fazer o asfaltamento na localidade. Acontece que as obras não começaram e o bairro sofreu com a lama acumulada pela chuva do final de semana, obrigando os moradores a enfrentar o barro para sair de casa.