A explosão de contaminados pela variante ômicron da Covid apresenta ainda um quadro preocupante em Baixo Guandu, embora nos últimos 4 boletins divulgados tenha havido uma queda razoável de novos casos: 285 (última quarta-feira) , 266 (quinta), 264 (sexta-feira) e 177 novos casos (hoje).
No final de semana, no entanto, mesmo com a queda do número de casos novos, houve aumento de pacientes internados – de 2 na última sexta-feira para 5 hoje, três deles no hospital de Baixo Guandu.
O número de pessoas contaminadas simultaneamente, os chamados casos ativos, caiu de 1329 (sexta-feira) para 1138 ( hoje). Houve também no final de semana o registro de mais um óbito causado por complicações da doença, tratando-se do caso de uma senhora de 71 anos. Agora são 97 óbitos anotados em Baixo Guandu desde o início da pandemia.
Neste ano de 2022, foram registrados um total de 2.323 casos novos da Covid em Baixo Guandu, um número extremamente elevado por causa da ômicron, uma variante com alta capacidade de transmissão. Mesmo com esta enorme quantidade de contaminados, as internações hoje são consideradas pequenas, graças à vacinação adiantada (mais de 77% da população), que previne agravamento da infecção pelo vírus.