A Federação das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou esta semana o novo Índice Nacional de Gestão Fiscal, relativo ao ano de 2020, classificando a situação de 5.239 municípios brasileiros (cerca de 94% do total), levantamento que tradicionalmente é feito a cada ano tomando-se por base o exercício anterior.
Baixo Guandu pode se orgulhar imensamente do novo Índice com base no ano 2020: o município está entre as cidades brasileiras que conquistaram o grau de “Excelência” em gestão fiscal, situação só conferida a 11,7% das Prefeituras do país.
O Índice Nacional de Gestão Fiscal avalia itens como “Autonomia”, “Gastos com Pessoal”, “Investimentos” e “Liquidez” e em todos eles Baixo Guandu passou com louvor, sendo os dois últimos com a nota máxima. No balanço destes itens, a nota de Baixo Guandu atingiu 0,8233, o que confere o grau de “Excelência” à gestão fiscal no ano de 2020.
Confira o gráfico da Firjan e a situação de Baixo Guandu:
Ao tomar conhecimento da avaliação fiscal da gestão em 2020, o ex-prefeito Neto Barros disse ontem que o grau de “Excelência” conferido a Baixo Guandu é resultado de um trabalho que reuniu planejamento, dedicação e o esforço de uma equipe de Governo coesa, com colaboração efetiva de todos os servidores.
“É muito bom ver uma avaliação tão positiva da gestão do nosso Guandu. Esperamos que este trabalho tenha prosseguimento para evitar retrocessos” , afirmou Neto Barros, que entregou ao sucessor Lastênio Cardoso uma Prefeitura sem dividas com fornecedores, salários rigorosamente em dia e R$ 30 milhões em caixa, além de obras importantes realizadas e outras em andamento.
Municípios em dificuldades
O levantamento nacional do Índice de Gestão Fiscal mostra uma situação muito preocupante entre os municípios brasileiros: 25,9% apresentam uma situação crítica; 31,8% uma gestão de dificuldade; 30,6% uma boa gestão e apenas 11,7% uma gestão de excelência.
Baixo Guandu está exatamente na gestão “de excelência”, com base nos dados de 2020, conforme mostra o quadro abaixo:
Todas as informações e indicadores do Índice Firjan de Gestão Fiscal podem ser conferidas no seguinte link: www.firjan.com.br
Neto barros orgulho sempre querermos vc 2022 nosso deputado estadual