Os institutos de meteorologia não erraram na previsão: a chuva chegou em todo o Espírito Santo desde ontem e o tempo deve permanecer instável nos próximos dias, pondo fim a um período grave de estiagem que já trazia prejuízos especialmente nas atividades agropecuárias. Na sede de Baixo Guandu choveu cerca de 30mm desde ontem, o mesmo ocorrendo em todo o interior do município.
A chuva chegou mansa, sem temporais, e a expectativa é de pelo menos mais 40mm de chuva até o final da semana, segundo os institutos de meteorologia. A chuva é generalizada em todo o Espírito Santo desde ontem, com maior ou menor intensidade, para alívio especialmente de quem lida com atividades rurais. A seca castiga o Estado e significa um alívio e a esperança de que a chuva veio para ser mais constante neste período do ano.
Segundo o Incaper de Baixo Guandu, entre janeiro e setembro de 2021 choveu apenas 313 mm no município, uma quantidade muito inferior ao esperado. A média anual histórica de chuva em Guandu é de 910mm, um índice que só será alcançado este ano se as precipitações aumentarem muito até o final de dezembro. Nas últimas semanas, os arredores de Baixo Guandu sofreram com as queimadas na vegetação, especialmente nas pastagens que foram consumidas pelo fogo.
Hoje os vários córregos que se encontravam praticamente secos, já mostram os sinais da chuva que cai desde ontem, com aumento no volume de água. Até o rio Guandu já apresentou um discreto aumento na vazão, com o retorno da coloração mais barrenta típica do período chuvoso.