As empresas responsáveis pela barragem de Fundão, em Mariana, apresentaram uma nova proposta de reparação ao Governo Federal e aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A informação foi confirmada com exclusividade para a CBN pela Advocacia-Geral da União. Os valores não foram informados por causa de uma cláusula de confidencialidade.
Nessa segunda-feira, o Governo Federal e os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo retomaram as negociações sobre o novo acordo de Mariana, com as mineradoras Samarco, e suas controladoras Vale e BHP Billiton. As negociações foram suspensas em dezembro do ano passado.
Na época, a previsão era de que a repactuação, discutida há anos, fosse concluída, mas as tratativas não avançaram por causa da divergência entre o valor oferecido pela mineradora e suas acionistas, Vale e BHP, e o montante solicitado pelo poder público. As empresas ofereceram cerca de R$ 40 bilhões, enquanto o poder público reivindica aproximadamente R$ 120 bilhões. Isso representa um terço do valor.
Na época, o governo de Minas Gerais disse que as negociações foram paralisadas, sem data prevista de retorno, por causa da recusa das empresas responsáveis pelo rompimento, Vale, BHP e Samarco, em apresentar uma nova proposta financeira, conforme calendário previamente estabelecido.
Ao longo dos últimos anos, a Justiça desmembrou o processo em 12 partes, por temas como saúde e moradia, instaurando uma ação para cada um deles. Nenhuma foi julgada até agora. Para o Ministério Público Federal, as ações de reparação executadas nos últimos anos pela Fundação Renova, entidade criada com esse objetivo, foram insuficientes. Por isso, as instituições de Justiça, os governos federal, de Minas Gerais e Espírito Santo e as mineradoras negociam um novo acordo.
A CBN procurou os envolvidos. Vale e BHP não responderam a reportagem. Os governos de Minas Gerais e Espírito Santo também não comentaram o assunto.
A Samarco informou que permanece aberta ao diálogo, em busca de soluções baseadas em critérios técnicos, que atendam às demandas da sociedade. A empresa falou que segue empenhada na reparação integral dos danos causados.
O colapso da barragem em Mariana aconteceu no dia 5 de novembro de 2015. 19 pessoas morreram e cerca de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração destruíram comunidades e contaminaram o Rio Doce.
FONTE: www.cbn.globo.com
Eu sou de governador Valadares e moro na beira do rio doce a 32 anos quando o meu marido era vivo ele era pescador profissional e ele é eu íamos pro rio toda madrugada pescar e agente conseguia vê o fundo do rio os peixes e agora infelizmente só resíduos e lama podre as vezes a água que chega na torneira está com mal cheiro e amarelada tenha misericórdia da humanidade atingida pois todos somos filhos de Deus
Sou natural de Galileia. Sofrendo ate hoje com desastre desumano. Ficamos em uma linha de guerra devido a podriqueira que afetou o nosso Rio Doce. E um absurdo. Desde 2015 remando contra a mare e ainda negam danos agua😆de Galileia. Quantos ja foram a obito deixando familias enlutadas.Sera que os herdeiros vao esperar mais 9 anos? Sera que os bonitoes estao preocupados em resolver este problema que ao meu entender via empurrando com a barriga. Danos Agua de Galileia 32 dias. Foi negado porque? A comunidade comprando agua cara ate hoje. Sera vcs nao tem Deus na vida Eu compro agua ate nos dias de hoje. Vamos Justiaca Mineira resolver o Danos de Galileia!!!. Ja nao aguento mais. Tudo muito caro. Sera que as familias dessas empresas estao sofrendo esses danos em alguma dessas localidades. Pagam o que nosso. Misericordia Senhor. Chegamos no fundo do poco com este Caos.
Se o Brasil fosse um país serio, esse tipo de acidente não aconteceria, mas aqui tudo acaba em pizza, país sem lei!!
ACHO QUE ELES ESTÃO ESPERANDO AS PESSOAS MORREREM .
Exatamente…só nos resta confiar na justiça divina, porq a humana não existe em nosso país!!
SOU PESCADOR JÁ APOSENTADO PELA PESCA JACARAIPE SERRA ES, estou aguardando. Obrigado
Sou de Santa cruz do escalvado, vivia da pesca com aminha fzmilia ,ja fizeram 3 entrevista comigo, fizeram eu a mariana e até agora nada de resposta.
Eu moro em governador Valadares Minas Gerais e a Samarco negou todos os meus comprovante e não quiz me pagadores e meu trabalho passei fome meu esposo também é não pagou nada pra nos
Eu moro em baixo guandu ES eu prestava serviço para todas usinas neste rio.na área de mergulhador e pescava também hoje nada posso mais minha perca foi grande e até hoje nada se resolve já faz oito anos até quando mais vamos espera,
😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
E uma falta de respeito com os atingidos, os governos se meter no meio disso sendo que quem foi atingido são as pessoas das cidades onde tem inúmeras pessoas que despedia da pesca, não eles que ja ganham o suficiente pra viver bem.
Eu também fui epaquitada pela barragens de Mariana até hoje não tive nem um apoio pela parte da mineradora
A renova acerta com quem ela quer e do jeito que ela quer e . Atinjidos que sa lasca assim como eu estou aguardando ja faz quase oito anos
Moro em governador valadares desde o dia 5 de novembro de 2015 que a Barragem estourou as Bombas do Saae gv foram retiradas do Rio Doce e foi diminuindo a água da torneira depois das 18 horas e só voltou dia 23 de novembro a noite pois barrenta,porque GOV valadares é assim nas enchentes também os Bairros mais distantes como jardim do trevo
Santa paula, Turmalina Planalto , Vila Ozanam ,Palmeiras são prejudicados para sobrar água na área central por causa do comércio hospitais, Batalhão de polícia, suoermercados,farmácias, Prefeitura e câmara eu sei trabalhei 31 anos na Prefeitura de Governador, recebi 7 dias recebi 15,600 e paguei o Advogado 30% e me cobrou 4,500 reais do valor recebido depois fiquei sabendo que a Fundação Renova já tinha acertado 10% com os Advogados do nosso montante de 15 600 reais ,ou seja receberam 40% agirá quero receber todos is dias que fiquei sem abastecimento e comprando água e minha família sofrendo humilhações em filas. Não precisa guardar meu nome em segredo.
Eu tbm fico triste com a tragédia que aconteceu com a natureza,sem se falar com os problemas de saúde que as pessoas ficou , depressão, pressão alta, problema de coração etc..
Quem conheceu o Rio Doce em toda a sua plenitude,sofre ao ver o mau que lhe foi produzido pelas Mineradoras.
A natureza paga caro e as duras penas a falta de Leis,Direitos e responsabilidade.
Chega de impunidade!
Iimre