Embora sem registro de suspeita ou caso confirmado de coronavírus, Baixo Guandu começou ontem a tomar as primeiras medidas efetivas de prevenção à pandemia mundial da doença.
Mas a pergunta que todos querem resposta é a seguinte: o coronavírus vai chegar a Baixo Guandu? E a resposta, segundo especialistas, é que provavelmente isto vai acontecer, porém sem precisar a data da ocorrência de casos no município.
Hoje pela manhã (17/03) o Espírito Santo já tinha 8 casos registrados de coronavírus, mas 134 em investigação. Sete dos casos positivos estão na região metropolitana da Grande Vitória e apenas um no interior – em Linhares.
Medidas
O prefeito Neto Barros determinou, na noite de ontem, a suspensão das aulas na rede de ensino municipal a partir de amanhã (18/03), decidindo também cancelar as festividades de emancipação dos 85 anos de Baixo Guandu, previstas para o período de 9 a 12 de abril.
A decisão do prefeito decorreu do agravamento da pandemia de coronavírus e segue orientação da própria Secretaria Estadual de Saúde. Ontem o governador Renato Casagrande anunciou a suspensão das aulas na rede estadual de ensino a partir de hoje (17/03) e novas medidas restritivas poderão ser adotadas para evitar a propagação do coronavírus no Estado, que registra 8 casos já confirmados.
Sobre a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, a secretária de Educação, professora Cenira Antônia da Silva, explicou que hoje as escolas ainda vão funcionar, para comunicar aos professores e pais de alunos a decisão.
Mas a partir de amanhã as aulas estarão suspensas, seguindo o protocolo adotado pelo Governo do Estado: as escolas municipais vão permanecer abertas até na sexta-feira para adequação. A partir de segunda-feira, dia 23 de março, inicia-se a antecipação das férias previstas para julho.
Ainda ontem o prefeito Neto Barros decidiu pelo cancelamento da festa da cidade, no mês de abril. Dependendo do comportamento da crise mundial envolvendo a pandemia do coronavírus, a festa poderá ser realizada numa data posterior a ser definida.
A Secretaria de Esportes da Prefeitura também anunciou ontem a suspensão das atividades do Projeto Campeões do Futuro, que tem cerca de 400 alunos inscritos. As atividades, previstas para o Ginásio Poliesportivo, estádio Manoel Carneiro e na quadra do bairro Santa Mônica serão paralisadas de imediato, segundo o secretário Waldyr Streets Lima, sem data definida para retorno.
Nos demais setores da Prefeitura Municipal as atividades vão continuar normalmente. Segundo o prefeito Neto Barros, a suspensão das aulas e o cancelamento da festa são medidas preventivas que atendem recomendação das autoridades de saúde para evitar a propagação do coronavírus.
Não há em Baixo Guandu, até o momento, nenhum caso confirmado ou suspeito da doença, mas a gestão municipal vai reforçar a prevenção em todos os setores, distribuindo inclusive material informativo sobre medidas que todos devem tomar com relação ao coronavírus.