O simulado de evacuação previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina hidrelétrica de Aimorés acontece neste sábado, sete de outubro, para duas comunidades localizadas às margens da Bacia do Rio Doce. As populações de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES) devem participar da simulação que acontece às 15h.
O exercício preventivo será promovido pelo Grupo de Trabalho formado pelas Coordenadorias Municipais de Proteção de Defesa Civil (COMPDECs) de Aimorés e Baixo Guandu, Polícia Militar de Minas Gerais e do Espírito Santo, Bombeiros Militares dos dois Estados, Aliança Energia e deve mobilizar cerca de 250 profissionais voluntários. O treinamento atende as legislações vigentes – Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012) e Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) regulamentada pela resolução ANEEL 1064/2023 – e também busca contribuir para a atuação preventiva dos órgãos de Defesa Civil.
Na ocasião, a comunidade, após a chegada ao ponto de encontro, responderá uma pesquisa para avaliar se as pessoas: compreendem a importância do PAE; sabem agir em uma eventual situação de emergência; conseguem se orientar pelo sistema de alerta; escutam bem a mensagem de voz e o toque da sirene; recebem informações sobre o PAE; têm sugestões de melhoria.
“O simulado faz parte das medidas contínuas de prevenção previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE) para testar o sistema de alerta (sirene), a sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro das Zonas de Autossalvamento (ZAS) e também para que todos saibam como agir no caso de alguma situação adversa. Desde 2019, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder em caso de emergência. É importante reforçar que as barragens da Usina de Aimorés seguem estáveis e seguras e esse exercício faz parte de uma rotina preventiva de orientação da comunidade, mesmo para usinas em condições normais de segurança, em cumprimento à legislação vigente”, explica o coordenador da Usina de Aimorés, Adilison Melo.
Na prática
No sábado (7), às 13 horas o grupo de trabalho promoverá uma concentração na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Damasceno Filho, localizada no bairro Sapucaia, em Baixo Guandu, onde será estruturado o Centro de Comando do simulado. Às 15h, pontualmente, sob o direcionamento unificado do Grupo de Trabalho, as sirenes serão acionadas simultaneamente, ecoando por uma grande área na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. A população local, que já foi previamente informada, deve seguir pelas rotas de fuga em direção aos pontos de encontro localizados em Aimorés e em Baixo Guandu. Esses pontos configuram locais seguros para permanência da população, em casos de emergência e nesses pontos o simulado será finalizado com uma pesquisa junto aos moradores, que responderão questionários de avaliação do exercício, além de um momento de esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos de segurança apresentados.