No último domingo (06/03) aconteceu o evento denominado “Batalha do CECARTI”, que contou com apresentações musicais, leitura de poesia, encontro de skatistas, batalha de rima e outras atividades culturais.
O movimento é fruto de uma vontade de unidade cultural expressiva para transformação genuína da dor em arte. Criada por Pumpkim, Deise Littig (Nebulosa), BSH, Amendoim MC, DozeCalibre, Kbello, o selo musical Ninho de Vespa (NdV) e Associação Cultural CADOZ.
O intuito é fixar no CECARTI – Centro Cultural de Artes Integradas todos os domingos às 17 horas atividades relacionadas aos 4 elementos do Hip Hop (Hip Hop é uma expressão social, artística e política. É composto por quatro elementos artísticos: Grafite, Break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap), Games de Skate, Sarau, Leitura, Práticas de Escrita, Criação de Conteúdos Audiovisuais, Intercâmbios Culturais, Sessões de Filmes e Documentários (gratuitas para quem aderir ao movimento).
“Resgatar esse tipo de movimento aqui em Baixo Guandu é, também, dar visibilidade aos invisíveis da cidade, é trazer holofotes a nossa identidade e lutar para eliminar o preconceito e racismo que a juventude preta sofre em nosso país” disse Deise (Nebulosa).
A primeira edição do movimento foi um sucesso, apesar de reduzida. Com apresentação artística dos MC’s da NdV (Amendoim, DozeCalibre e Pumpkim) e com a Batalha de MC’s.
DozeCalibre cantou o já sucesso entre o público presente, que vibrou sua música “Corre da Plata” do início ao fim – Musica disponível em todas as plataformas digitais – e o Amendoim MC foi o grande campeão dessa edição numa final eletrizante que arrepiou todos os presentes e os curiosos que passavam e ficavam hipnotizados com as rimas bem construídas, colocando-se no topo do Ranking (A Batalha do CECARTI já existe há 4 edições) junto do Robinho MC com duas vitorias cada.
“Nossa vontade é inspirar cada vez mais jovens à começar a rimar, filmar, escrever, ler, etc… e, assim, poder expressar uma visão de mundo que só um morador da periferia consegue mostrar.” Disse Pumpkim, um dos líderes do movimento.
No próximo domingo (13/06) acontecerá a segunda edição com pretensões ainda maiores. Veja abaixo algumas fotos da edição passada: