O sol voltou a brilhar hoje no Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais, depois de 8 dias de muita chuva neste janeiro de 2022, mas a preocupação permanece nos dois Estados com a cheia de vários rios, entre eles o rio Doce.
Em Aimorés, Colatina e Linhares o rio Doce desalojou cerca de 30 famílias desde o final de semana, e as águas ainda continuam subindo, mas a expectativa é de uma normalidade nas próximas 48 horas, já que o sol voltou a brilhar tanto em Minas Gerais, nas cabeceiras do rio, quanto no Espírito Santo.
Os serviços de meteorologia estão prevendo um resto de semana de bastante sol em Minas e no ES, o que significa um grande alívio para amenizar os efeitos devastadores das chuvas nos últimos 8 dias, especialmente no estado mineiro.
Aimorés e Baixo Guandu
Em Aimorés, parte do bairro Barra do Manhuaçu ainda está alagado pela elevação do rio Doce, obrigando a Prefeitura e a Defesa Civil da cidade a montar um esquema especial de socorro aos moradores.
Na escola Américo Martins da Costa, até uma cozinha foi improvisada para garantir refeições às famílias temporariamente desalojadas. A expectativa é que dentro de 48 horas o rio Doce baixe significativamente e as ruas da Barra do Manhuaçu fiquem livres da água.
Em Baixo Guandu o rio Doce dificilmente traz problemas no perímetro urbano, porque atravessa a cidade numa área mais baixa e só provoca receio em pequenos trechos residenciais na região do Serra Coco, bairro Mauá. Mas ali não há registro de desalojados.
Ontem a Defesa Civil Municipal fez um alerta com relação ao rio Guandu, pedindo que os moradores ribeirinhos ficassem atentos à elevação das águas. Isto realmente ocorreu, mas por enquanto nenhuma família teve que abandonar sua residência.
No km 7, a elevação do rio Guandu cobriu a ponte que dá acesso a um grupo de residências ali situadas, mas a tendência também é que as águas baixem dentro de 2 dias.
Em Colatina o rio Doce invadiu um dos acessos à estação rodoviária e, represando o rio Santa Maria, causou também inundações no bairro Vila Nova. Em Linhares a preocupação é no bairro Olaria, onde 15 famílias tiveram que abandonar suas casas.
Mas o retorno do sol e as previsões da meteorologia indicando sol nos próximos dias é muito animador, especialmente com o fim das inundações que desalojam famílias temporariamente.