O município de Baixo Guandu apresentou nos últimos 14 dias, 24 novos casos de Covid, segundo boletim oficial divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, o que representa uma queda superior a 50% das infecções registradas nos 14 dias anteriores – entre 6 a 20/ 12, foram 59 novos casos.
Esta queda de casos das últimas duas semanas, no entanto, não devem ser motivo de grande comemoração ou desleixo nos cuidados para evitar contaminações: desde 20 de dezembro até ontem, o registro é de 3 mortes em Baixo Guandu decorrentes de complicações da Covid.
No momento, o município está em queda de casos, graças especialmente ao avanço da vacinação, mas a preocupação continua: a variante ômicron, com alto poder de transmissão, já está presente no Espírito Santo e inevitavelmente vai chegar ao Guandu em questão de dias, conforme acreditam profissionais da área de Saúde.
Desde o início da pandemia, Baixo Guandu registrou 4.233 infectados pelo vírus e 94 óbitos decorrentes de complicações da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde tem reiterado apelo aos moradores para se vacinarem, tanto das duas doses iniciais quanto a de reforço. Não há falta de vacinas e todos podem se dirigir ao Nesf, que fica na rua do hospital, com funcionamento a partir das 8 da manhã.
Com apenas 8 pessoas contaminadas em Baixo Guandu no momento, segundo o boletim oficial de ontem, (3/01) o momento é de certa tranquilidade, mas os números da pandemia podem mudar de forma repentina. Manter os cuidados, com uso de máscaras e uso de álcool para higienização das mãos são cuidados essenciais que devem ser mantidos sempre.
Quantas crianças pegaram covid 19, quantas adoeceram e quantas vieram a óbito em Baixo Guandu?