O diretor geral do Detran do Espírito Santo, Givaldo Vieira, esteve ontem (18/11) na cidade de Baixo Guandu, quando admitiu uma atuação conjunta com a Polícia Militar visando melhorias no trânsito local, que está confuso e prejudicado pelo crescimento acelerado do número de veículos em circulação desde o ano passado.
O crescimento de veículos acima da média do Estado, decorre das Indenizações da Samarco, que despejaram na cidade aproximadamente R$ 800 milhões para cerca de 8 mil pessoas, aumentando significativamente o poder de compra da população.
O diretor Givaldo Vieira explicou que já foi feita uma blitz educativa na cidade, e que ações deste tipo, em conjunto com a Polícia Militar, devem voltar a acontecer, visando disciplinar melhor o trânsito.
Os problemas do trânsito especialmente na área central de Baixo Guandu são recorrentes nos últimos meses, com registro de muitos acidentes, dentre eles dois com vítimas fatais – um motociclista e um atropelamento de um ciclista do sexo feminino.
Estacionamento
O fluxo de veículos é intenso especialmente no centro, onde todos os semáforos estão sem funcionar.
E quem precisa estacionar enfrenta muita dificuldade, situação que se agravou com o fim da guarda mirim, decisão tomada pela atual gestão municipal.
O fim do estacionamento rotativo prejudica a população e também o comércio, já que muitos já evitam ir ao centro para compras porque não tem lugar para parar o veículo.
Os guarda mirins disciplinavam o estacionamento, com a cobrança de R$ 1,00 por hora, evitando que muita gente ( inclusive os próprios comerciantes) ficassem por horas com seus carros parados no mesmo local.
O resultado é que estacionar no centro de Baixo Guandu virou um desconforto flagrante, especialmente com a retirada da guarda mirim. Dezenas de adolescentes, com o fim da guarda em janeiro de 2020, perderam também a primeira oportunidade de uma ocupação remunerada.
Vídeo
Ontem o diretor geral do Detran Givaldo Vieira gravou um vídeo com a vereadora Sueli Teodoro, no centro de Baixo Guandu, abordando exatamente a questão da complicação do trânsito.