Um grupo de 8 advogados manteve na tarde de hoje (12/08) uma audiência na 12ª Vara da Justiça Federal, em Belo Horizonte, levando uma série de demandas relacionadas às indenizações do caso Samarco, cujo processo encontra-se em curso através de uma plataforma do Sistema Simplificado.
Os advogados consideraram a reunião muito proveitosa e ainda hoje à tarde divulgaram uma nota conjunta, relatando de forma otimista o resultado do encontro, salientando a importância da união de forças para aprimorar e agilizar o sistema Indenizatório, de forma a chegar a todos os territórios impactados com o rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015, considerado o maior desastre ambiental da história do país.
O Sistema Simplificado de Indenização está em curso desde 2020 ao longo da bacia do rio Doce, tendo liberado através da Fundação Renova, recursos de aproximadamente R$ 2 bilhões a aproximadamente 20 mil impactados. As indenizações estão em curso, porém os advogados querem aprimorar a plataforma que recebe os pedidos e os encaminha para homologação na Justiça Federal.
A nota dos advogados divulgada na tarde de hoje segue na íntegra:
INFORME ÀS COMISSÕES DE ATINGIDOS
Nós, procuradores que abaixo subscrevemos, hoje dia 12/08/2021 informamos que fomos em conjunto à 12ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte, a fim de levarmos as demandas dos territórios (questões da plataforma), para viabilização das indenizações dos atingidos pelo Novel Sistema Indenizatório, bem como e especialmente reiterar o pedido de Reunião do Juiz com as Comissões de Atingidos/Lideranças, para que assim vocês possam passar/informar ao Juiz a realidade do seu território, ficando o Magistrado de realizar o agendamento em breve.
A luta deve ser conjunta, pois a união e os esforços coletivos ajudarão a trazer melhorias ao Novel Sistema Indenizatório e ao Processo de Reparação, e assim os atingidos de todos os territórios que ainda não foram indenizados poderão ser contemplados.
Aproveitando, informamos que a Reunião foi muito proveitosa, pois passamos todas as demandas que as comissões nos informam, e ficamos no aguardo do agendamento da Reunião com as Comissões (onde vocês serão ouvidos sobre as demandas de sua cidade). Assim que tivermos a data agendada, informaremos às Comissões.
O trabalho em união das comissões, é para que todas as pessoas dos territórios que ainda .o receberam possam ter êxito em suas indenizações.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Cordialmente,
1) RICHARDENY LUIZA LEMKE — OAB/MG 129.694 e OAB/ES 31.217;
2) GUILHERME BORNACHI SALUME — OAB/ES 23.437;
3) ANA CAROLINA FRAGA ARCARI — OAB/ES 23.438;
4) ALEXANDER PEREIRA GOMES DA SILVA – OAB/ES 26.998;
5) BRUNA PEREIRA DO VALE FERRAZ RAGGI — OAB/MG 113.897;
6) FABIANO TEIXEIRA DA SILVA — OAB/MG 99354/MG;
7) JESSICA SILVA ZOPELARI — OAB/ES 29.014 e OAB/MG 161.644;
8) THIAGO LOPES FERREIRA — OAB/ES 32.771.
Boa noiti fui reconhecido pela fundação renova como pescador aguardei 5 anos pra receber i recebi uma contribuição da fundação meus direitos a fundação não pagou nada retroativo deste 5 anos o tão sonhado af a fundação ficou com os meus noso direito aí a fundação mim liga com a maior cara d pau i mim diz q foi quitação final famos induzidos a acina um punhado d papel sem ter noção dq Tavamos acinando usaro,d ma fé com os atingidos d todas a bacia do rio doce covardes
Parabéns 🎊🎉🎈para quem está nessa luta . Que o Espírito de Deus abençoa vcs, dando SABEDORIA E DISCERNIMENTO