A justiça inglesa vai divulgar na sexta-feira (14), às 6h30 da manhã (horário de Brasília), a decisão sobre a responsabilidade da mineradora BHP pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais.
A tragédia, ocorrida há 10 anos, é considerada o maior desastre socioambiental da história do Brasil e um dos maiores do mundo envolvendo barragem de mineração.
Na ação, milhares de vítimas, além de entidades e prefeituras, são representadas pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead. Se houver condenação, será a primeira vez que uma das empresas de mineração envolvidas é considerada legalmente responsável pela tragédia.
Expectativa
É muito grande a expectativa sobre a divulgação da sentença da Justiça Inglesa, que inicialmente vai decidir apenas sobre a culpabilidade (ou não) da BHP sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
Se a corte inglesa decidir pela culpa, começa nova etapa do processo, que seria definir valores que seriam pagos aos atingidos que aderiram ao processo produzido pelo escritório internacional de advocacia Pogust Goodhead.
No caso de uma decisão favorável à BHP, provavelmente sob o argumento de que as reparações já estão sendo feitas no Brasil, o processo na Inglaterra ainda admite recurso, mas com chances muito reduzidas de uma mudança de posição.
Fonte: itatiaia.com.br / Da Redação Jornalfolha1
Publicado em 13/11/2025










Tomará que a sanmarco paga nossa 54 meses.
Quê ela está negando agente.
Pagou 71 mês e o resto ela sentou em cima.
Nós não tivemos direito ao auxílio financeiro.
E nem recebermos os dez anos.
Aínda tem 54 mêses para trás
Tem uma tal de não sei o que será que dá sinal que não tem direito mais a receber nada e por aí vai tem água dando água que nós aqui viado não recebemos E por aí vai muita coisa e a empresa só negava só sonegando a pagar só sonegando a pagar
Eu preciso saber se a justiça icleza vai nos sacia o restante da indenização que nos fomos fraudado pela a Samarco nos obrigado a fazer o pidi mediante ameaça que teremos de assina desistência de qualquer indenização afinal 35 mil não é indenização nunca foi é uma esmola porque não recebemos isso os adevogado ficaram com a metade cobrando 15 por cento teve a devoga que cobrou 20 por cento de atingido outros 10 por cento só o adevogado Dr Fábio fez uma cobrança justa 5 por cento e 10 por cento de quem era dependente os demais lesou os pobres dos atigido
Eu estou muito querendo uma resposta OK
Não tem como está temos de o direito de ter Espaço pra nós respondido por está que mudou nosso Destino com a perca de nossa Vida Poderosamente prejudicar pôr uma situação tão difícil como possível viver desta forma sem Seculação
Se Deus quiser,vamos ter vitória amanhã,
Deus vai permitir uma indenização justa para nós.
Ação inglesa não nos virá as costas