A possibilidade do prefeito de Marilândia Augusto Astori, o Gutim, de Marilândia, concorrer a deputado estadual em 2026, está mexendo com o tabuleiro político na região Noroeste do Espírito Santo.
Desde que foi noticiada a provável candidatura, as especulações tomaram conta do meio político, mas as maiores reações vieram mesmo do eleitorado da região Noroeste, especialmente Marilândia, onde Gutim Astori cumpre o segundo mandato consecutivo de prefeito.
“Gutim foi reeleito prefeito com 82% dos votos em 2024, ou seja, seu primeiro mandato recebeu uma aprovação extraordinária“, explicou ontem um produtor rural de Marilândia, que considera a possibilidade dele concorrer a deputado estadual um passo a ser avaliado.
“Seria ruim ele deixar a Prefeitura, para concorrer na eleição de 2026, mas por outro lado tenho certeza que teríamos um deputado diferenciado representando o Noroeste do Estado”, acrescentou.
Nova liderança
Gutim Astori é apontado como uma nova liderança na região, desde que iniciou na política em 2020 candidatando-se a prefeito de Marilândia, reelegendo-se em 2024. Atualmente ele é também presidente do Consórcio Cim Noroeste, uma entidade com 28 anos de existência que reúne 15 municípios da região, em torno da eficiência administrativa.
Toda a repercussão da provável candidatura a deputado, no entanto, parece não mudar a rotina do prefeito de Marilândia.
Gutim Astori não confirma a possibilidade de concorrer à Assembleia em 2026, mas também não desmente. A pessoas que o questionam sobre este assunto, o prefeito de Marilândia diz que continua focado em administrar o município, mas admite que, na política, “tudo é questão de momento”.
Marilândia é um município com 13 mil habitantes, basicamente colonizado por descendentes de italianos e grande produtor de café. De lá saiu um dos maiores líderes políticos do Espírito Santo, o ex-governador Gerson Camata, já falecido.
Publicado em 12/10/2025