Desde 14 de janeiro Baixo Guandu não vê o gostinho da chuva, o que significa 27 dias de muito sol e um calor que incomoda muita gente. E o guanduense pode se preparar para mais calor nos próximos dias e pelo menos até 21 de fevereiro , não há previsão de chuva no município.
As temperaturas máximas tem oscilado , nos últimos dias, entre 33 e 37 graus, mas a situação pode piorar um pouco ainda nesta semana. Os institutos de meteorologia estão prevendo um “pico” de calor no próximo sábado e também no domingo, quando os termômetros podem chegar a 39 graus em Baixo Guandu.
Os meteorologistas indicam que a onda de calor que atinge o Sul do Brasil, com temperaturas chegando a 42 graus em determinadas áreas, no início desta semana, não vai chegar ao Espírito Santo neste nível. Mas vai esquentar bastante ainda nesta semana, com temperaturas próximas de 40 graus.
Chuva e sol
Pelo menos até o dia 21 de fevereiro, a previsão indica nenhuma chuva em Baixo Guandu. A as perspectivas até o final do mês não são nada animadoras; fevereiro pode terminar com zero de chuva no município.
A sorte é que em outubro/novembro e dezembro de 2024 foram de ótimas chuvas em Baixo Guandu, o mesmo acontecendo até 14 de janeiro de 2025.
“Primeiro chove demais e depois seca de vez”, lamentou ontem um produtor rural de Santa Rosa, no distrito de Ibituba. Ele assegura, no entanto, que as chuvas dos últimos meses garantem córregos ainda com bastante água e as pastagens do gado também estão em bom estado.