O prefeito Lastênio Cardoso reuniu um grupo de dirigentes evangélicos em seu gabinete, na semana passada, para cuidar das festividades do Dia do Evangélico, que tradicionalmente ocorre na cidade no dia 31 de outubro e é feriado municipal.
A surpresa do encontro com os evangélicos foi a intenção do prefeito em antecipar as comemorações este ano para 28 de setembro, por coincidência (ou não) uma semana antes da eleição municipal, quando Lastênio Cardoso é declaradamente candidato à reeleição.
A mudança da data do Dia do Evangélico provocou surpresa porque as igrejas comemoram a reforma protestante em 31 de outubro, quando aliás, por força de Lei, é feriado municipal desde 2022.
“Na verdade, o calendário evangélico é claro, comemoramos a reforma protestante em 31 de outubro, quando Martinho Lutero iniciou a mudança nos rumos da Igreja”, explicou ontem um pastor evangélico, que preferiu não polemizar.
“Não sei por que estão querendo antecipar esta comemoração, já que 31 de outubro é a data que tradicionalmente comemoramos a reforma e já tínhamos conseguido transformá-la em feriado municipal”, acrescentou.
Depois da reunião do prefeito com os evangélicos, Lastênio Cardoso anunciou em rede social as comemorações do Dia do Evangélico para 28 de setembro, prometendo divulgar ” novidades em breve” sobre a programação.
Quanto ao feriado municipal oficial de 31 de outubro, não se sabe se será também antecipado para 28 de setembro neste ano, ou se apenas a programação das comemorações será realizada antes da data oficial.
Para isto mudar pastores tem por obrigação de consultar aos membros da igreja em assembleia nao podem decidir por eles
Ed