A população do Espírito Santo está acostumada a enfrentar, em outubro, no início da primavera, temperaturas já bem elevadas, mas 2025 está apresentando uma situação muito diferente.
Duas massas polares provenientes do Sul do país conseguiram chegar ao Espírito Santo, em outubro, trazendo chuva (pouca) mas principalmente mudando o padrão das temperaturas, com queda acentuada no calor normalmente existente nesta época do ano.
Em Baixo Guandu, em pleno outubro, a população foi obrigada a recorrer aos cobertores e blusas de frio, quando o normal para esta época do ano é buscar o auxílio de ventiladores ou de ar condicionado.
Nesta semana a situação muda pouco: na madrugada de quarta-feira (22/10) vai fazer 14º graus em Baixo Guandu, segundo os serviços de meteorologia. Quem está na região serrana do Espírito Santo vai sentir muito mais: em Santa Teresa os termômetros vão registrar entre 8º e 10º graus ao amanhecer, o mesmo acontecendo em áreas de Afonso Claudio e Domingos Martins.
Pelo menos durante toda esta semana as temperaturas ficarão bem amenas em Baixo Guandu, com mínimas de 14º e máximas de 30º graus, diferente do padrão usual, quando os termômetros já registram pelo menos cinco graus acima disso.
Publicado em 21/10/2025