A cidade de Colatina se prepara para iniciar a maior obra de mobilidade urbana de sua história: a construção da 3ª ponte, que ficará nas proximidades da estação rodoviária e vai ligar o centro à região de São Silvano, mudando inteiramente a logística atual de trânsito e movimentação de pessoas, situação que vai exigir muitas desapropriações nos dois lados do Rio Doce.
O Governo do Estado, responsável pela obra através do DER, publicou nesta quinta-feira (18/9) um decreto detalhando a construção da 3ª ponte, desde o traçado constante no projeto até a série de desapropriações que serão executadas, nas alas Norte e Sul do rio Doce, para passagem da nova estrutura e configuração da futura logística de mobilidade urbana.
Muda tudo
A construção da 3 ponte de Colatina, que segundo o projeto tem um custo estimado em R$ 164 milhões, prevê que a obra pode demorar 1.020 dias para ser concluída a partir da assinatura do contrato. A estimativa é do início das obras em março de 2026, o que significa dizer que a inauguração só acontece no começo de 2029.
O local da construção da 3ª ponte foi exaustivamente estudado, pelos técnicos do Governo do Estado, provocando inclusive uma série de questionamentos neste aspecto.
A nova ponte ficará paralela à tradicional ponte Florentino Ávidos, inaugurada em 1928 e muito próxima de completar 100 anos ligando a região central ao bairro São Silvano.
Segundo o projeto apresentado pelo Governo do Estado, a 3ª ponte ligará o centro à região de São Silvano, a partir das proximidades da estação rodoviária Alderico Tedoldi.
Ou seja: as duas pontes ficarão com aproximadamente 200 metros de distância uma da outra. Quando tudo estiver concluído, cada ponte terá sentido único de trânsito para veículos, em duas pistas: a tradicional Florentino Avidos dará acesso ao centro para quem vem de São Silvano e a nova ponte vai ter exatamente o sentido contrário.
Nova logística
A construção da 3ª ponte no centro de Colatina não significa simplesmente uma nova ligação entre o Centro e São Silvano. De acordo com o projeto do Governo do Estado, a mudança na mobilidade urbana será extensa e radical, tudo pensado para tornar especialmente o trânsito de veículos mais dinâmico. A nova estrutura vai garantir novos meios de acesso, também, à BR – 259 e à ES O80, principais rodovias que ligam Colatina a Baixo Guandu e Minas Gerais (259) e a toda a região Noroeste e Norte do Estado (080, a rodovia do café).
Publicado em 19/09/2025
Autoridades por favor terminem aquela ponte do fontinele. Agora no verão chove muito ninguém vai conseguir passar naquela estrada de chão, agora já é tão perigosa, e é muito longe fazer aquela volta.
Gostaria muito de saber como está o andamento da restauração da ponte sobre o rio doce na região de Itapina ES? Vai ficar pronta quando ? Algum engenheiro mestre da obra ou inclusive o governador Casa Grande pode informar a nós usuários?// aguardo ansiosamente resposta.