Faleceu na manhã deste sábado (26/4) o jogador de futebol guanduense Geraldo Moreira, que fez história no futebol nacional jogando por vários clubes do país, entre eles o Botafogo do Rio de Janeiro, clube onde teve vínculo durante 7 anos, nos anos 1970.
Geraldo Moreira faleceu em Maceió, aos 71 anos, onde encontrava-se na casa do filho Alex, desde o início de 2025, para onde foi levado para tratamento de saúde. Ele deixa 5 filhos de 2 casamentos (Alex, Karina, Thaís, Jefferson e Artur).
Até o ano passado Geraldo Moreira residia, desde longa data, no bairro Santa Mônica, em Baixo Guandu. Mas com muitas complicações de saúde, foi levado pelos filhos para Maceió, onde recebia tratamento médico, porém veio a falecer na manhã deste sábado. Já debilitado desde 2024, Geraldo recebia sempre a visita do vizinho e desportista Betinho Menegussi, que chegou a gravar um vídeo com ele no final do ano passado.
Carreira
Geraldo Moreira foi descoberto pelo Botafogo numa partida disputada ainda muito jovem, em Nova Venécia, em 1974, quando o clube carioca fazia alguns amistosos no Espírito Santo.
Foi convidado para integrar o elenco do alvinegro carioca e tornou-se titular do Botafogo em 1976, aos 22.anos. Ali jogou ao lado de grandes jogadores, como Wendell, Manfrini, Rogério, Paulo Cesar Caju e Mario Sérgio.
Depois passou a integrar vários clubes importantes no país, sagrando-se campeão alagoano pelo CSA. Jogou em Alagoas também no ASA, na Bahia no Fluminense de Feira de Santana e no Espírito Santo integrou o elenco de times como Rio Branco e Colatina.
Depois de aposentado do futebol, Geraldo Moreira trabalhou mais de 20 anos na Prefeitura de Baixo Guandu, inicialmente nas duas gestões do ex-prefeito Chico Barros, quando no setor de esportes organizava competições locais junto com Betinho Menegussi.
O grande destaque de Geraldo Moreira no futebol foi no Botafogo, mas ele nunca escondeu que torceu a vida toda pelo Flamengo. Enfrentou no Maracanã várias vezes Zico, numa luta de zagueiro com atacante com presença de até 50 mil torcedores. Mas no campo era o Geraldo do Botafogo contra Zico do Flamengo, “aí não tinha moleza e eu jogava pra ganhar, é claro”, recordava-se Geraldo Moreira.
Geraldo será sepultado em Maceió, Alagoas, na manhã deste domingo, 27 de abril.
Publicado em 26/04/2025
Geraldo estava internado no hospital de Baixo Guandu até no mês ainda de abrir/2025 e removido para Maceió na mesma data.
Meus sentimentos 💔
Que é o Gerado ficamos sabendo.
Falta explicar se é Moreira ou Pereira, como na legenda da foto.rsrsrs
Moreira da Silva
Meus sentimentos a todos familiares e amigos.
Triste dia, que papai do céu conforte seus amigos e familiares, que papai do céu o receba de braços abertos para compor seu time.