Embora a diminuição da chuva no Espírito Santo seja uma tendência gradativa até domingo, o povo capixaba continua em alerta para grandes precipitações pelo menos até no sábado. No Estado o número de desabrigados já passa de 300 pessoas e todos os 78 municípios estão sob efeito das chuvas.
Em Baixo Guandu o alerta do INMET permanece até às 10 horas de amanhã (sexta-feira), com chance de 50 a 100 mm de chuva por dia, mas o aviso pode ser renovado, já que a previsão é de tempo bastante instável até domingo.
Nas últimas 24 horas, de quarta para quinta-feira, choveu cerca de 50 a 70 mm no município, a depender da localidade específica. Na sede a chuva chegou a 42mm durante a noite e manhã desta quinta-feira. Após o meio-dia o tempo abriu, mas a previsão é de novos temporais na região
Este ano já choveu cerca de 150mm em Baixo Guandu, em apenas 9 dias, novamente dependendo da localização. Na região do km 14 e Alto Mutum foram mais de 100mm apenas nos últimos 2 dias, interrompendo temporariamente o trânsito de veículos entre os distritos e a sede do município.
Na sede de Baixo Guandu o volume do rio Guandu impressiona, mas ainda não provocou desabrigados. Nas partes baixas do bairro Mauá é o rio Doce que preocupa, mas ainda não fez desabrigados.
Nas redes sociais circulam vários vídeos mostrando o volume das águas em Baixo Guandu: