A Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a fiscalizar os rompimentos de barragens agendou uma audiência pública na próxima terça-feira (22), com o objetivo de discutir o acordo de repactuação de Mariana.
Em 5 de novembro a tragédia da Vale em Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, completará 9 anos.
A audiência pública, marcada para às 15h, foi convocada pelo coordenador da Comissão Externa, deputado Rogério Correia (PT-MG), que tem liderado as conversas com os representantes dos atingidos pelo rompimento da barragem.
“O objetivo da audiência é mediar com os atingidos o que foi posto no acordo até agora. Quem está fazendo essa articulação é a Comissão Externa da Câmara e a Secretaria-Geral da Presidência”, revelou ele.
A audiência pública deve contar com representantes dos atingidos por barragens, da União, dos governos de Minas Gerais e Espírito Santo, do Ministério Público de Minas e do Espírito Santo, além de integrantes das mineradoras VALE e BHP.
“É papel da Câmara dos Deputados acompanhar, e colocar os atingidos no processo de escuta, de opinar, e de ter a decisão final se o acordo merece ser feito ou não”, enfatizou Rogério Correia.
O acordo de repactuação prevê o pagamento de R$ 100 bilhões a título de reparação dos danos. O parlamentar mineiro defende que o acordo deixe de fora os gastos futuros com a saúde dos atingidos, as indenizações individuais e a limpeza dos rios.
FONTE: www.itatiaia.com.br
Isso aí , tem muitas compressões na área ambiental, análise, de risco foi várias eminência de doença, e nois não tamos sendo , colaborador do caso de Mariano , e muito : suspense nas lei organizacional , e vamos tomar precauções , nois já se podemos posionar nas contraproposta de todas minerados e garantir direitos eminente dos impaciente de todos 700 mil atingidos não, atingidas, vírgula nas composição de fatos , e conclusão na análises , consumação da ação das minerados com governo de estados de minas gerais , nada de saneamento básico ou infraestrutura nois tomos de objetivo de ser resolvido esse , bússola de sub marino emergindo na nossa força emocional, obrigada sou perito judicial , espero resolução e crítica sócia , econômica, Educação financeira todos atingido da lesão na bacia rio doce,,,assim seja glória nosso pode aleluia aleluia nossa , ação,,,