O tema “saúde” pode determinar o resultado da eleição municipal em Baixo Guandu, a julgar pelo interesse extraordinário da população, demonstrado na noite de ontem durante um podcast realizado pelo candidato do Partido Progressistas (PP) Neto Barros, diretamente do Estúdio11Podcast.
Durante cerca de 90 minutos, acompanhado do candidato a vice-prefeito Aguinaldo da Fênix e da enfermeira Giselle Schmidt Santos, Neto apresentou números preocupantes da saúde em Baixo Guandu, indicando em dados oficiais do DATASUS/outros que o setor precisa de uma completa reformulação (Veja os dados no final desta matéria).
As deficiências, segundo dados apresentados pelo candidato Neto Barros, são enormes e alcançam desde a saúde mental até o aumento de crianças desnutridas; também afetam na queda do número de consultas e exames, bem como a falta de médicos e dentistas para atender com dignidade a população de Baixo Guandu.
Neto Barros assumiu o compromisso de fazer uma reformulação completa na saúde, com o retorno de medicamentos básicos para a população menos favorecida, o aumento imediato de profissionais como médicos e dentistas e a construção de um Centro de Especialidades Médicas na cidade. Neto também quer melhorar a saúde nos distritos, com distribuição de medicamentos no Interior e coleta de exames, sem necessidade dos pacientes terem que se deslocar até a sede.
Interação
Durante o podcast Neto Barros interagiu bastante com o vice Aguinaldo e a enfermeira Giselle Schmidt Santos, mostrando que a saúde em Baixo Guandu precisa de um “choque” de gestão. Os números apresentados, segundo o candidato a prefeito pelo PP, mostram uma “saúde na UTI” no município e que os rumos vão mudar completamente a partir de “uma nova visão” para enfrentamento das deficiências.
Para quem não assistiu ao vivo o podcast direto do Estúdio11, pode ver a gravação no link abaixo, com as propostas do candidato Neto Barros:
Dados e gráficos apresentados no Podcast: