O Ministério do Turismo emitiu no último dia 12 de julho, um certificado atestando que Baixo Guandu está de volta ao Mapa do Turismo capixaba, depois de ser excluído este ano, em função da falta da documentação exigida pelas autoridades do setor.
Oficialmente “capital capixaba do voo livre”, Baixo Guandu havia sido retirado do mapa estadual do turismo em 2024, situação que causou perplexidade porque há mais de 10 anos o município integrava este mapa, situação que facilita uma série de ações voltadas ao incremento da importante atividade social e econômica.
A própria Prefeitura emitiu um comunicado explicando o retorno do município ao mapa estadual do turismo. A certificação atual, agora, é valida até julho de 2025.
Voo livre
A surpresa da exclusão de Baixo Guandu do mapa do turismo capixaba, em 2024, se deu especialmente pelas competições de voo livre que normalmente são realizadas na cidade. Estas competições, na modalidade parapente, atraem milhares de visitantes à cidade anualmente, incluindo centenas de estrangeiros.
O grande impulso nas competições de parapente em Baixo Guandu ocorreu durante a gestão anterior (2013/20), quando a cidade oficialmente foi incluída no mapa do turismo capixaba.