As Unidades Básicas de Saúde do município de Baixo Guandu, localizadas na sede e interior, já estão realizando, até 9 de julho, a triagem de pacientes que vão ser atendidos em mais uma etapa do Programa de Assistência Dermatológica (PAD), que estará atendendo no NESF nos dias 13 e 14 de julho.
O PAD é um programa que há anos atende também o município de Baixo Guandu, numa parceria que envolve a Prefeitura local, a Secretaria de Estado de Saúde, a Universidade Federal do Espírito Santo e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
No atendimento presencial do PAD, já agendado para 13 e 14 de julho no NESF, localizado na rua Dr Hugo Lopes Nale, os pacientes selecionados são submetidos a avaliação feita por profissionais especializados (médicos dermatologistas) e ali mesmo são realizadas cirurgias ou outros procedimentos na prevenção e cura ao câncer de pele.
O PAD atende no Espírito Santo em vários municípios onde é grande a existência especialmente de descendentes de imigrantes pomeranos e italianos. Estas etnias, são mais suscetíveis ao câncer de pele pela exposição ao sol decorrente do trabalho na lavoura, o que exige um cuidado maior na prevenção e cura do câncer de pele.
O PAD, no entanto, não atende apenas os descendentes de pomeranos (ou alemães) e italianos. Qualquer pessoa com chance de desenvolver câncer de pele pode procurar as unidades de saúde de Baixo Guandu na triagem que está sendo realizada até o dia 9 de julho para agendar o atendimento nos dias 13 e 14 de julho.