O SAAE de Baixo Guandu, que se notabilizou em 2024 por permitir falta d’água por até 10 dias nas torneiras de Baixo Guandu, no mês de fevereiro, acaba de se envolver em mais uma polêmica, desta feita com o servidor Edmar Vieira, o Edmar Preto, que também é vereador.
Antigo servidor do SAAE, Edmar Preto foi acusado pela direção da autarquia de divulgar “fake news” em sua rede social, quando se defendeu da acusação de provocar falta d’água no distrito do km14 no último sábado, exatamente no dia em que se realizava uma festa na localidade.
Edmar é operador do sistema de distribuição de água no distrito e revelou estar “indignado” com a acusação da próprio SAAE, uma vez que não teria sido escalado para operar na ETA no dia da festa. A polêmica ganhou repercussão porque Edmar Preto é candidato à reeleição num partido da base aliada do prefeito municipal Lastênio Cardoso.
Defesa
No vídeo abaixo, o vereador e operador do SAAE se defendeu da acusação da autarquia:
Já o SAAE publicou a seguinte nota, acusando o vereador Edmar de divulgar “fake news” sobre a falta d’água no distrito do km 14 no dia de uma festa promovida pela Prefeitura naquela localidade:
Considerando a informação inverídica publicada em redes sociais pelo servidor desta autarquia, sr. Edmar Vieira, que também exerce a função de vereador em nosso município, o SAAE de Baixo Guandu vem a público esclarecer que a interrupção no fornecimento de água no distrito do KM14 na data de hoje se deu em razão do não comparecimento do referido servidor em seu posto de trabalho na Estação de Tratamento de Água do KM14, na qual é operador.
A escala de trabalho do corrente mês encontrava-se devidamente fixada na ETA desde o dia 24/05/2024, como de costume, estando todos os operadores cientes de suas escalas, inclusive dos dias em que haveria substituição ao servidor que encontra-se em gozo de férias.
Tão logo o fato chegou ao conhecimento da Direção, foi designado outro operador para que o fornecimento da água fosse reestabelecido. Segue a escala, constando o número 1 nos dias normais de trabalho e X1 nos dias em que o servidor foi escalado para substituir outro servidor de férias.