A Vale se tornou nesta semana alvo de mais uma ação judicial no exterior, desta vez na Holanda, que cobra indenização por prejuízos decorrentes do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), e teve, pela primeira vez, teve seus bens penhorados pela Justiça fora do Brasil. A decisão ocorre oito anos o desastre, cujas vítimas seguem, em grande parte, sem receber indenização via Justiça brasileira.
Trata-se de uma ação movida no país europeu por 77 mil pessoas e sete municípios de três estados afetados pela tragédia (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo), além de mil empresas e associações e 20 instituições religiosas. Os proponentes cobram cerca de R$ 18 bilhões (3 bilhões de euros) em indenizações.
Por conta da ação, a Justiça da Holanda penhorou as ações da subsidiária da Vale naquele país, como forma de garantir que o dinheiro seja utilizado para pagar eventuais indenizações às vítimas ao final do processo. Trata-se da primeira iniciativa do tipo sofrida pela mineradora no exterior em decorrência da tragédia de Mariana.
“As ações que estão sendo movidas na Holanda contra a Vale e a Samarco Iron Ore Europe BV por seu papel no desastre mostram que atrasar a justiça e fazer ofertas de baixo valor no Brasil não vão impedir as vítimas de exigirem justiça. Chegou a hora de os conglomerados multinacionais serem responsabilizados por suas ações onde quer que operem ou obtenham seus lucros. As subsidiárias holandesas desempenharam um papel fundamental na extração global de lucros da mina da Samarco, sendo a Samarco holandesa um meio significativo de gerenciar, comercializar e distribuir o minério de ferro da Samarco produzido a partir da barragem de Mariana”, afirma o advogado Tom Goodhead, sócio do escritório Poogust Goodhead que move as ações contra a mineradora no exterior.
Segundo o escritório, nenhuma das pessoas ou municípios afetados receberam qualquer indenização da Fundação Renova até hoje no Brasil e tampouco fazem parte da outra ação movida contra a empresa no exterior, na Justiça da Inglaterra, envolvendo 700 mil vítimas da mineradora e que tem previsão de começar a ser julgada no próximo dia 7 de outubro.
A barragem de Fundão, em Mariana, era operada pela Samarco, que é uma joint venture entre as gigantes da mineração Vale e a anglo-australiana BHP. Até hoje ninguém foi preso pela tragédia, um dos maiores desastres ambientais do país.
Pescadores nunca reconhecidos como atingidos
A nova ação contra a mineradora traz pela primeira vez pescadores da Bahia que nunca foram reconhecidos como atingidos pela tragédia, que poluiu a bacia do Rio Doce até o local onde ele deságua, no Espírito Santo. Um estudo feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, divulgado em 2019 constatou que a lama da tragédia havia chegado até o mar na região de Abrolhos, no sul da Bahia.
Os pescadores que entraram no processo alegam que tiveram suas atividades prejudicadas pela poluição que até hoje ainda impacta nos municípios atingidos pela tragédia ocorrida em novembro de 2015 e que polui com metais pesados uma das mais importantes bacias hidrográficas do país.
FONTE: brasildefato.com.br
Ainda não recebi nenhum cr$.Mas estou aguardando a justiça ⚖️ liberar.
Eu acho está ação muito correto mesmo meus parabéns
Ê
Aqui em Mariana, ha centenas de atingidos que nao receberam nem 1 centavo. A Renova foi a 2a tragédia aqui. SÓ ENROLAÇÃO!
Minha esposa não recebeu nem um real até hoje .Luta 47envia documentos e a Renova não paga
A júrtiça sera feita Graças A Deus
Bom dia, eu perdi meu serviço de serralheiro na orla de nova Almeida e praia grande minha esposa tinha uma pequena sorveteria e vendia na orla de nova Almeida, depois do desastre tive que vender a casa pra não passar fome com minhas duas filhas que tinham 15 e 8 anos e até agora não recebemos nada.
Morava em Povoação e perdi tudo. Vim para o Rio de Janeiro tentar arrumar trabalho. Ainda aguardo minha indenização q está nas mãos de peritos. Pessoas q precisam realmente ainda não foram indenizados.
Eu qui pescava vendia pro sustentou dos meus 4 filho até agora não recebi nada moro de aluguel e muito triste 😢
Está demorando muito.
Mais tem muita gente que recebeu e não sabe nen pegar em uma vara de pescar,muitos forjaram para receber a indenização, quantos os verdadeiros pescadores nada foi feito tem que haver uma investigação principalmente em baixo guandu, qualquer um que fica na esquina bebendo tem dinheiro em conta
Acho sacanagem esse povo falar que era pescador nunca pescaram um peixe conheço pessoas que receberam da Samarco renova nem sei mais o que pousam de carrão gasta dinheiro com bebidas homens com mulheres mulheres que adoram uma cerveja nunca fizeram nada,forjaram tudo aí vcs investigadores ficam de olho aí,mais confiar em quem,até a própria justiça está ganhando eu não acredito mais em ninguém só pede para recadastrar e nada acontece e muitos já receberam. Acho que estão ganhando no nome das pessoas está igual os políticos põem pessoas eles recebem em nome das pessoas coitadas que mal sabe que e um laranja. Muita safadeza em tudooo
Eu com 76 anos morava em baunilha dependente da água tive que ser humilhada por causa disso água fazia minhas pescadas pra comer e vender de todo geito fui afetada
Verdade mesmo ninguém pode pescar mais porq tá tudo polido
Ainda não recebi um centavo, mais estou esperançoso de receber!!