Fim do mistério: o ex-prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros, filiou -se na manhã de ontem (11/3) ao Partido Progressistas, em concorrido encontro realizado em Vitória, reforçando a candidatura a prefeito de Baixo Guandu na eleição que acontece no próximo dia 6 de outubro.
A ficha de filiação contou com o aval do presidente estadual de PP, deputado federal Da Vitória, que formalizou o convite a Neto Barros há cerca de 20 dias e abonou a ficha de filiação. O PP no Estado possui 2 deputados federais (Evair de Melo e o próprio Da Vitória) além dos deputados estaduais Raquel Lessa e Teodorico Ferraço.
No final de semana, ao decidir aceitar o convite do PP, Neto Barros explicou que o caminho escolhido se deu por decisão do grupo que o apóia, que reúne simpatizantes de todos os viéses políticos, que optaram por um partido de centro. A decisão demonstra maturidade e a virada de chave pessoal e política que Neto adotou nos últimos anos, buscando o caminho do equilíbrio – durante mais de 10 anos, o ex-prefeito guanduense militou no PC do B.
Encontro com o governador
Neto Barros teve ainda ontem , no começo da noite, um encontro com o governador Renato Casagrande, quando comunicou oficialmente sua filiação ao Progressistas. O ex-prefeito guanduense ocupa o cargo de subsecretário estadual de Ciência e Tecnologia e havia a possibilidade dele deixar a função ainda ontem, para se dedicar ao processo eleitoral, mas isso não aconteceu.
“A conversa com o governador Casagrande foi excelente e vou continuar na Secretaria de Ciência e Tecnologia, até o período necessário de afastamento para concorrer às eleições”, explicou ontem à noite Neto Barros.
Com a filiação ao Progressistas, Neto Barros pavimenta seu possível retorno à Prefeitura de Baixo Guandu e amplia o leque amplo de alianças. A base de sustentação da pré-candidatura já tem a adesão de 6 partidos, com mais de 80 inscritos para concorrer à Câmara Municipal.
Prefeito de Baixo Guandu por oito anos (2013/2020), Neto Barros deixou o comando do Executivo com índices muito elevados de aprovação, em torno de 80% por cento. Em 2022 foi o deputado estadual mais votado na cidade, mas ficou como suplente na coligação Brasil da Esperança.
Neto Barros deve ter como principal adversário na eleição de outubro o atual prefeito Lastênio Cardoso, que entra no quarto ano de mandato com uma imagem extremamente desgastada , mas vai buscar a reeleição. Como o próprio nome do partido que escolheu já diz, (Progressistas) Neto Barros tem confidenciado que terá pela frente o desafio de retomar o desenvolvimento de Baixo Guandu.
“Temos que focar no futuro, na geração de empregos, na inovação, na melhoria das condições de vida da população de Baixo Guandu”, afiança Neto Barros.