Nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, as Instituições de Justiça (IJ) que atuam no caso Rio Doce visitam o território de Baixo Guandu para discutir as demandas já levantadas, abordar novas necessidades dos atingidos e atingidas e pensar formas de encaminhar estas demandas.
A comitiva passa ainda por Marilândia, Colatina, Linhares, Povoação, Regência, São Mateus, Itaúnas, Conceição da Barra e o território quilombola do Sapê do Norte que são as cidades que foram atingidas pela lama da Samarco no Espírito Santo.
Quem são as IJ?
As Instituições de Justiça são as instituições públicas responsáveis por representar os interesses das pessoas atingidas no caso rio Doce, sendo parte ativa do processo judicial e atores que compõem a mesa de repactuação. São elas: Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público do Espírito Santo, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública de Minas Gerais e Defensoria Pública do Espírito Santo. Só será Reparação se houver Participação.
Entende-se que o modelo de governança adotado no processo reparatório da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte do Espírito Santo diz respeito à participação de todas as partes envolvidas ou atingidas pelo rompimento. A vinda das Instituições de Justiça é de fundamental importância uma vez que as populações atingidas demandam historicamente seu direito à participação efetiva nas tomadas de decisão relacionadas ao processo reparatório.
Quando as Instituições de Justiça, a União, as Empresas e a Fundação Renova assinam o TAC-Gov, e garantem espaços e participação do povo atingido, podemos entender que esses espaços são em si a governança.
ATI
A Assessoria Técnica dos Atingidos e Atingidas é um direito das vítimas do rompimento da barragem. É uma ferramenta de organização e trabalha para contribuir com a construção do processo que leve à Reparação Integral, garantindo a centralidade da pessoa atingida. Garantir espaços de diálogo e troca de informação ampla e acessível é impulsionar a participação do povo atingido nos processos decisórios.
Calendário das visitas nos territórios
20/02
Marilândia
Local: Salão da comunidade de Boninsegna
Horário: 9h
Colatina
Local: Sindicato dos trabalhadores Rurais de Colatina
Horário: 15h
21/02
Baixo Guandu
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Baixo Guandu
Horário: 9h
05/03
Linhares
Local: A definir
Horário: 09h
Povoação
Local: A definir
Horário: 15h
06/03
Regência Augusta
Local: A definir
Horário: 9h
19/03
São Mateus
Local: A definir
Horário: 15h
20/03
Itaúnas
Local: A definir
Horário: 9h
Comissão Quilombola Sapê do Norte
Local: A definir
Horário: 15h
21/03
Conceição da Barra
Local: A definir
Horário: 9h
FONTE: Assessoria dos Atingidos e Atingidas do Rio Doce – ADAI
os atingidos é só litoral e quêm preciso sai do litoral como eu não vou receber nada não vcs deixam dê palhaçada eu tiver que saí hoje eu tô dê favor na casa do meu filho prá mim e meu marido e meu irmão não morrer bebendo água podre!! meu irmão é especial eu e meu marido fazemos tratamento tudo por causa dessa maldita barragem, desgraça do inferno 😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡
Sou de Jacaraípe Serra nova Almeida até agora só descaso pro povo atingido acho que não vomos receber visitas nen aqui e nem na China muita falta de consideração pelos atingido acabarão com nossos peixe e pelo que estou vendo vai fica por isso msm cadê a justiça está sendo injusta com os atingidos
ola boa noite eu sou uma das atingidas em 2015 morávamos na linha de regência Linhares es um dos lugares muitos atingidos também eu mexia com plantação tirava um leite mexia com cacau lá se acabou tudo vivo mudando procurando melhoras porque não recebi nada também até agora acho uma grande injustiça quem realmente precisa receber alguma coisa até agora nada e quem não tinha nada a ver já receberam muitas vezes enquanto quem mais precisa fica sofrendo espero no senhor que possamos ter logo uma decisão
Sou do interior de Aracruz e moro perto da área estuarina (berçário marinho) onde centenas de peixes que vem do oceano faz as suas desolvas de peixes no nosso rio Piraqueacu porque nosso rio tem uma flora rica em nutrientes pra esses peixes até chegarem a vida adulta para voltarem para o oceano e o nossos rios estão contaminados fomos atingidos,o desastre da barragem de fundão impactou o nosso meio ambiente contaminou os nossos pescados e mesmo assim vamos ficar sem as visita das instituições de justiça isto não está certo.
Sebastião marque nascimento peroni.
Eu sou um dos atingidos que até então quando acorreu o desastre da primeira barragem em 2015,eu já gastei em caixa d’água, em água comprada ,chegou um momento que tive que ir buscar água no terreno do meu cunhado a 25 km todas as semanas em média 12 bojoes de 20 lts, e mais sou sou micoempreedor tenho uma distribuidora de polpas de frutas e tive perdas por notivos de não ter como vender meus produtos por uma grande falta de água e isso até hoje vejo que muitos das pessoas não consome para não terem gasto assima de suas receitas.
O caso dos desastres de lama da Samarco é muito mais amplo do que se possa imaginar,uma vez que todas as cidades atingidas e que são banhadas pelo Rio Doce sofreram algum dano,e precisam ser indenizadas, porém se o Rio Doce deságua no mar capixaba, também tem que haver uma reparação a partir de estudos independentes ,dos impactos em toda cadeia litorânea.
So sei qui todos tem direito o auxlio finaseiro qui e o memal por mes e a renova estar negando qui nos nao tem direito a mais nada uma polca verganha acabou com nosso rio e agora estar com pirraça😡😡
Porque Aracruz, principalmente a orla wue foi totalmente atingida até hoje a pesca não foi ainda liberada, e não vai receber a visita dos homens
da justiça ?
Moro em resplendor e não recebi nada ainda nem da água meu advogado não fala nada pra mim posso trocar de advogado
Sou morador de Colatina até hoje não temos resposta será até quando vai fazer nois de bobó isso já virou brincadeira.pocha cadê a justiça.cade o respeito pelos colatinense.
Sou morador de volta até hoje não recebi nem uma moeda si que isso e uma vergonha olha quantos anos si passaram até agora.tomara qui Elis toma vergonha na cara e acerta com nós esse ano de 2024
está instituição tem que vir desde Vitória até Conceição da Barra…conhecer cada território da deliberação 58, jNOSSO TERRITÓRIO EM ARACRUZ, PRINCIPALMENTE VILA E BARRA DO RIACHO, pois toda esta sujeira antes de chegar a regência e povoação, CHEGA AQUI PELO CANAL CABOCLO BERNADO, SOMOS UM TERRITÓRIO DURAMENTE CASTIGADO POR ESTE CRIME E ESQUECIDO PELAS AURORIDADES…. ATÉ QUANDO SEREMOS IGNORADOS… VCS PRECISAM OUVIR AS COMISSOES EXISTENTE DESDE O INICIO DE ARACRUZ, POVOAÇÃO e REGÊNCIA , NOSSO POVO ESTAO MORRENDO…venham ouvir as comissões, os pescadores , marisqueiras , comerciantes de nossa localidade…
Por que Governador Valadares não tem assistência de equipes do governo federal para ouvirem atingidos que até hoje não tiveram nenhuma indenização??? Creuza Maria Magri
moro em Baixo guandu e não recebi indenização e assim como minha família há outras que não receberam .
Eu moro em Baixo guandu e não recebi nenhuma reparação, nenhuma indenização e muitas famílias do município não foram consultados.
Es santo será a reunião a onde na serra
E, a cidade de Aracruz , vai ficar de fora, da visita das instituições de justiça?
Estou com. Uma irritação na minha pele muito ser tem que ter justiça a samarco pagar