O escritório internacional de advocacia Pogust Goodhead, em comunicado enviado ontem aos advogados colaboradores no Brasil, confirmou o início do julgamento do processo do Caso Samarco para 7 de outubro de 2024, porém com extensão, a partir desta data, de 11 para 14 semanas até a divulgação da sentença.
Desta forma a sentença, prevista para ser divulgada ainda na primeira quinzena de dezembro, somente será conhecida em janeiro de 2025. A extensão do prazo foi um pedido da Vale, que é ré no processo juntamente com a BHP, ambas controladoras da Samarco.
Nos dos 31 de janeiro e 1º de fevereiro foram realizadas as primeiras audiências preparatórias para o julgamento. Novas audiências estão previstas até outubro, quando a corte Inglesa inicia, efetivamente, o julgamento do processo.
A BHP, representando 720 mil atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015, pede uma indenização de R$ 230 bilhões, incluindo pessoas físicas, prefeituras, empresas, entidades religiosas e comunidades indígenas e quilombolas, entre outras.
Comunicado
Segue o comunicado da Pogust Goodhead, endereçada ontem aos advogados parceiros no Brasil:
AUDIÊNCIA DO CASO INGLÊS MARIANA
Prezado(a) advogado(a) colaborador(a),
Na última semana, tivemos a Audiência de Gerenciamento de Caso (CMC) da Ação Inglesa de Mariana em Londres.
As discussões tinham como propósito definir como o processo será conduzido, prazos e próximas audiências.
A Corte manteve o início do julgamento para a mesma data que já havia sido divulgada: 7 de outubro de 2024. No entanto, a sua duração aumentou de 11 semanas para 14 semanas.
A mudança aconteceu para acomodar a Vale, que se tornou ré no caso em novembro de 2023.
Nós, do Pogust Goodhead, estivemos presentes com nossa equipe jurídica e clientes, como representantes de povos indígenas e de municípios.
O objetivo foi pressionar a BHP e a Vale a fazerem a coisa certa, e buscar reparação justa e integral para os atingidos pela tragédia de Mariana.
eu tive que sair dá minha casa porque eu não tenho como comprar água tava passando fome por causa disso eu desincadiei fibromialgia ansiedade passei sofre labirintite faço tratamento pisquiatrico sou tutelar do meu irmão com retardo mental e deficiência dos dois pés é sego meu marido também faz tratamento é deficiente fisico fui reprovada pela renova 3 anos esperando dizendo eles que ligaram pra mim e eu não atendi e eles finalizaram meu cadastro mais ele não me ligaram eles mentiram!! minha vida formou um pesadelo
Si querem mesmo fazerem justiça q o façam mais tem q obrigar essas empresas assassinas à nos indenizar da forma correta e depois de nos endenizarmos tem q haver uma pensão vitalícia para todos nós e q esta pensão venha pretear tbm nós filhos e netos q tbm são e serão ATINGIDOS ETERNAMENTE!
APESAR NAO CONFIO PQ SO ESTAM ADIANDO ESTE PROCESSO E O POVO FICANDO CADA DIA MAIS SO SOFRIMENTO!
Espero que eles toma uma providência logo, pq nós foi prejudicados e estamos sofremos os danos até hj , moro de aluguel e precisamos de uma solução urgente
Até hoje tenho alergia
É absurdo estão fazendo horas só adiando gasto tanto dinheiro pra comprar remédio de pele compro água eu não tenho coragem de tomar essa água imunda
Essa vale não vale nada só visa lucros que se Dani o resto
Para empresas enormes que tem costume de deixar tudo pra chegar a um acordo e líderes de ré que sabiam que podia acontecer um desastre, as rés estão tendo muita folga…
Perdi meu ganha pão que é três máquinas individuais de costuras Perdi um bazar de roupas guarda roupas hoje estou vegetando com 530 reais por mês pago aluguel água e luz e a comida tenho que correr atrás já estou com 61 anos tenho só um rin depressão grau não estou aguentando trabalhar, antes eu costumava mais a lama acabou até com meus documentos carteira profissional citilografia do rin todos meus documentos que provam meus problemas e eu não tenho condições de pagar prá fazer outros e o SUS não faz
Teria que endenizar todo as pessoas de cada municípios endepente se foi afetado ou não.todos
Na Corte Inglesa agora o processo sai desse jogo de empurra, empurra Jurídico.
Muito triste mesmo mais uma vez essa enrolação para os direitos humanos os nossos advogados estão de parabéns em busca da justiça ser feita com dignidade e corrigir os direitos de todos os atingidos que até hoje sofrem por danos causados e hoje vejo quantas pessoas não puderam ser ouvidas e eles parecem que nem se importam tanto mais creio que tudo vai dar certo e lutemos até o fim por nossos direitos…
Esa justiça ⚖️ está brincando com os brasileiros nunca acaba essa esa audiências prolongação de processo nunca sai os pagamentos intenizaçao para os atingindos de governador Valadares Minas gerais justiça e lenta ir frango para esses problemas já leva 8 anos em rolando povo com mintiras
Injustiça rio doce está cheio de lama,até hoje tem que compra água mineral,meus filhos eram pequenos,para beber essa água, justiça pela nossa dignidade.
Vomos vencer manter firme s nossa esperança, que justiça seja feita
Essas empresas sempre procurando um jeitinho pra não paga o deve muito estranho!!!
QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA PORQUE ATÉ HOJE COMPRO ÁGUA ELES DERAM AQUELE PIN PRA ENGANAR O POVO….
É UM ABSURDO ATÉ HOJE COMPRO ÁGUA DESCASO COM OS MINEIROS ATINGIDO PELA BARRAGEM DE FUNDÃO…..
Espero que a justiça da Inglaterra não seja igual no Brasil
Tá muito lento, mais vamos aguardar.
Estou aguardando des de 2015 vamos ve o que sobra para as rales dos atingidos 🇧🇷
Como sempre, os poderosos e seus milhares de advogados, fazendo o tempo passar, para que muitos morram contaminados e não vejam a justiça ser feita. VERGONHA, que nem nosso governo teve a descencia de nós ajudar.