A revolta dos moradores de Baixo Guandu com a falta de água nas torneiras há 4 dias, culminou nesta sexta-feira com uma concentração em frente ao SAAE, a autarquia da Prefeitura responsável pelo abastecimento da cidade.
O problema está causando intensa revolta na cidade, com centenas de manifestações nas redes sociais criticando a falta da capacidade da Prefeitura em resolver a questão. Alguns bairros da cidade, como o Alto Guandu, estão há 4 dias sem uma gota d’água nas torneiras, o mesmo acontecendo em partes da região do Rosário, Sapucaia e Mauá, entre outras localidades.
Agora pela manhã a moradora Josiane Araújo , residente no Rosário II, publicou vídeos nas redes sociais convocando a população a aderir ao protesto. Segundo ela, não há água nem para poder tomar um banho, situação que se agrava pelo fato de Baixo Guandu estar enfrentando nesta semana um calor próximo de 40 graus.
Confira o protesto e a convocação da moradora Josiane Araújo, publicado nas redes sociais:
De quem é a culpa?
A falta de água nas torneiras em Baixo Guandu virou um jogo de empurra. O SAAE publicou nota oficial culpando a EDP pelos problemas no fornecimento, alegando a falta de energia sem aviso prévio. O prefeito Lastênio Cardoso confirmou esta versão e prometeu processar a concessionária de energia.
Um vídeo publicado ontem pelo vereador Alderino Gonçalves, porém, deu outra explicação para a falta de água. Segundo ele as bombas estão quebradas porque o SAAE, cuja administração é de responsabilidade da Prefeitura, não renovou ou licitou o contrato com a empresa que faz a manutenção do maquinário.
Pelo sim, pelo não, a população guanduense está profundamente prejudicada por esta situação absurda. Quatro dias sem água em determinados bairros é uma situação que nunca ocorreu e mostra o despreparo da gestão municipal em lidar com este tipo de problema.
Sou a favor da privatização, senão é o vereador denunciar e a moradora Josi, ir lá e colocar a boca no trombone, até quando a situação iria continuar? Isso é falta de respeito com o povo! Um absurdo!
Isso que dá ir contra a privatização, um serviço mal feito, ultrapassado e que acima de tudo prejudica a população
Privatizar???? Vcs vão ver é o valor da água de vcs se privatizarem e o serviço pior ainda é funcionários ganhando merrecas.Acordam privatização é para PATROES
Tem que fazer isso Mesmo ele não esquece de mandar o boleto para pagar
Show 👍 é isso aí
Não interessa de que é a culpa, chega de jogo de empurra, só quero que resolva o problema da falta de água. A população não tem que sofrer por conta de gente irresponsável que tem o poder nas mãos. Apenas resolva o problema, tem crianças e idosos sofrendo as consequências da falta de compromisso. Sejam humanos e que Deus nos abençoe 🙏
Isso é falta de respeito com o povo de guandu,não pode acontecer isso,sim a responsabilidade é do prefeito sim,que ficou avisado pelos profissionaĺda área que se não renovação do contrato medianamente,guandu irá sofrer a falta de água.
Gostei dessa daí é das minhas.
É pedir para os vereadores que foram contra a conceção do SAAE, uma empresa de saneamento que parou no tempo, não tem nenhum investimento na área tecnológica de tratamento de água, o SAAE na gestão Militino só piorou.